Uma ação coletiva da Defensoria Pública de Santa Catarina resultou em uma decisão que deve beneficiar 116 pacientes ostomizados de Santa Catarina. A decisão do juiz Rafael Salvan Fernandes, da Comarca de Mafra, no Norte do Estado, determinou que o Estado forneça os equipamentos para estomas (espécie de abertura) intestinais e urinários às 116 pessoas ostomizadas que hoje são atendidas na 25ª Gerência Regional de Saúde de Mafra.

Continua depois da publicidade

A decisão foi em abril, mas foi divulgada pela Defensoria Pública somente nesta segunda-feira. A ação havia sido impetrada em 2016. O defensor público Elcio Guerra Junior, do núcleo de Mafra da Defensoria Pública, responsável pelo caso, explica que a instituição ingressou com a ação civil pública depois que foi procurada pelo presidente da Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada, Marcial José Przibyela.

– Ele nos relatou que os ostomizados não estavam recebendo do Estado os materiais que necessitavam como bolsas coletoras para a colostomia e urostomia, cintos, placas, entre outros, para manter a sua qualidade de vida – explicou.

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Continua depois da publicidade