Duas rodadas e quatro jogos depois, as seleções acomodadas no Grupo B da Copa das Confederações chegam aos 190 minutos finais sem surpresas. A Espanha é líder, dona de uma das duas vagas. A Nigéria é vice, mas o Uruguai, terceiro, ainda precisa enfrentar os semiamadores do Taiti, que sofreram 16 gols em duas partidas.

Continua depois da publicidade

Os africanos, que têm os mesmos três pontos dos sul-americanos, mas com saldo melhor, quatro gols. Precisam da ajuda de um animal que já foi muito comum em seu continente, a zebra, para pisar nas semifinais da competição na metade da semana que vem.

Não necessitam apenas pontuar contra os espanhóis, como bater todos os tambores para que o campeão da Copa das Nações da Oceania os ajude contra a Celeste. Os jogos deste domingo serão disputados no mesmo horário, às 16h, em estádios diferentes do Nordeste. Uruguai e Taiti enfrentam-se em Recife, Nigéria e Espanha, em Fortaleza.

Donos de uma ilha classificada de paraíso terrestre por habitantes e turistas, na Polinésia Francesa, o Taiti, estreia numa competição profissional da Fifa. Seu esporte nacional é o surfe. O placar dos seus jogos mostra como o futebol é difícil. Não será adversário para o Uruguai. A única dúvida é adivinhar a largura do escore, depois dos 6 a 1 dos nigerianos, dos 10 a 0 dos espanhóis em três dias de competição. O projeto do Taiti era marca um gol em cada partida do torneio. Fez um só. Tenatrá outro agora. A Fifa gostou da presença dos taitianos. Entende que o futebol vai ganhar novo impulso na região depois da viagem ao Brasil e que as goleadas pouco importam.

O torcedor recifense não parece animado com a partida, a última da cidade do torneio que antecede a Copa do Mundo de 2014. A Arena Pernambuco deve receber, no máximo, 20 mil pessoas, depois de lotar nos dois jogos anteriores, acomodando mais de 80 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

O encontro entre Nigéria e Espanha terá outro sabor no Ceará. Xavi e Iniesta são sempre atrações. Ver a Espanha jogar é um prazer para que admira o bom futebol. A seleção número 1 do mundo enfrenta um adversário que tenta, desde os anos 1990, mas não consegue instalar-se entre as melhores do mundo. A volta dos nigerianos a Copa das Confederações, 19 anos depois, com campeões da Copa Africana das Nações, e em boa fase, não animou. O time é jovem, forte, ganhou o apoio dos jogadores mais experientes que atuam na Europa, mas fez uma partida discreta quando encontrou o Uruguai, que está zona da repescagem das eliminatórias da América do Sul. Perdeu por 2 a 1.

Todos os caminhos levam Espanha e Uruguai, os dois melhores equipes da chave, o campeão do mundo e o da América, às semifinais, isto se o Taiti não conseguir jogar a melhor partida sua existência.