Esqueça de pênaltis, escanteios, gols e tudo o que você sabe sobre futebol na tarde deste sábado. Nesta tarde, as palavras do dia são touchdown, field goal, tackle, fumble, entre outras. Será a decisão do Campeonato Catarinense de Futebol Americano, entre Joinville Gladiators e Corupá Buffalos.

Continua depois da publicidade

A partida será às 14h30, na recreativa da Tigre. Em caso de chuva, o jogo será transferido para o CT do Irineu, no Jardim Paraíso.

Não há dúvidas sobre o favoritismo dos joinvilenses. A equipe luta para alcançar o tricampeonato consecutivo e quer ampliar ainda mais a sua sequência de bons resultados. Até hoje, o time só perdeu uma partida (para o Brusque, em 2009) dentro do estado: são 27 vitórias em 28 jogos.

O adversário deste sábado já foi vítima dos Gladiators duas vezes neste estadual. Nas duas vezes o placar foi elástico: 21 a 6 e 20 a 7. Mesmo assim, o coach (modo como é chamado o técnico) Deivis Chiodini alerta sobre o perigo do jogo terrestre dos rivais:

Continua depois da publicidade

– Eles são muito bons tanto em correr com a bola como em parar o jogo corrido – explica.

Os atletas da equipe não escondem que estão otimistas para a final, mas garantem que o favoritismo ficará do lado de fora do campo.

– O time entrará muito focado na partida. Aprendemos a lidar com o favoritismo e sabemos que devemos dar o nosso melhor para evitar qualquer surpresa – declara o linebacker Daniel Schneider, que é um dos quatro capitães da equipe.

Assim que terminar o estadual, os Gladiators irão focar o campeonato nacional. A primeira partida da equipe na Conferência Sul será já no próximo final de semana, contra o Curitiba Brown Spiders, na capital paranaense. No ano passado, o time chegou até as finais da Conferência, mas foi eliminado pelo Curitiba Crocodiles.

Continua depois da publicidade

– Estivemos a um ponto da final da Liga e perdemos por um detalhe. Neste ano, a equipe está muito mais madura e focada para conquistar esse título – avisa o defensor.