O PT homologou neste sábado (21) o nome de Décio Lima como pré-candidato ao governo de Santa Catarina na eleição de 2022. O evento em Florianópolis reuniu dezenas de correligionários e durou quase quatro horas. Na oportunidade também foram apresentados os 23 nomes para disputa a deputado federal e 41 para as vagas na Assembleia Legislativa.

Continua depois da publicidade

Décio é ex-deputado federal. Também esteve à frente da prefeitura de Blumenau em dois mandatos e já concorreu ao governo de SC na eleição passada, em 2018.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Por enquanto, o movimento chamado de “Vamos Juntos Pelo Brasil e Santa Catarina” reúne o PT e partidos que formaram federação com os petistas — PCdoB e PV. No entanto, a intenção é de que o grupo seja formado pelos oito partidos da frente democrática, que vêm discutindo desde o ano passado uma candidatura e incluem ainda PSB, PDT, PSOL, Rede e Solidariedade.

Conforme calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral, baseado na Lei 9.504, os partidos terão o período de 20 de julho a 5 de agosto para formalizar os candidatos via convenção. A propaganda eleitoral começa dia 16 de agosto. O primeiro turno da eleição será dia 2 de outubro e o segundo 30 do mesmo mês.

Continua depois da publicidade

Leia também

> SC não tem pré-candidatas ao governo, e apenas um partido estuda lançar mulheres ao Senado

> Adolescentes de SC vivem expectativa para primeira eleição: “Chance de fazer diferente”

> Senado aprova aumento de gastos com publicidade de governos em anos eleitorais