O candidato ao governo de Santa Catarina, Décio Lima (PT), pretende conversar com os candidatos que não chegaram ao segundo turno das eleições 2022 e buscar uma aglutinação com empresários e o setor do agronegócio em busca de apoio. Décio participou nesta terça-feira (4) de uma entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC TV, com os jornalistas Raphael Faraco e Laine Valgas. O candidato recebeu 17,42% dos votos no domingo e agora disputa o segundo turno contra Jorginho Mello (PL), que teve 38,61%.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O candidato falou sobre a inédita ida do PT ao segundo turno em SC e creditou o resultado ao seu posicionamento político claro para o eleitorado e ao tipo “humano”, por não ser “das armas, mas dos livros”.
Décio recorreu à experiência no Executivo, quando foi prefeito de Blumenau, para dizer que “não dogmatiza o processo de liderança” e que na ocasião, “governou com todos”. O candidato do PT também falou sobre investimentos dos antigos governos federais do PT como benefícios proporcionados ao Estado.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Continua depois da publicidade
Sobre o segundo turno, o candidato enfatizou que não fez ataques na campanha do primeiro turno. Disse que não tem inimigos na política de SC e que é com esse olhar que buscará o diálogo com os ex-adversários da eleição deste ano.
— Quero conversar com todos. Todos têm uma rica história de relevantes serviços prestados na vida pública, sem qualquer preconceito. Estamos tentando produzir essa interação, (mas é) evidente que começou agora — afirmou.
Confira como foi a entrevista na íntegra:
Entrevista com Décio Lima (PT); aqui
Quem é Décio Lima
Décio Nery de Lima tem 62 anos, é natural de Itajaí, mas tem base política em Blumenau. É formado em Ciências Sociais e Direito. Foi vereador de Blumenau por um mandato, entre 1993 e 1996, e prefeito por duas gestões, de 1997 a 2004. Em 2006, foi eleito como deputado federal, cargo que exerceu por três legislaturas, até 2018.
Nas últimas eleições gerais, concorreu a governador pela primeira vez, e terminou a disputa em quarto lugar, com 12,8% dos votos válidos. Neste ano, voltou a concorrer ao governo e chegou ao segundo turno, com 17,42% dos votos no primeiro turno. Terá como adversário Jorginho Mello (PL).
Continua depois da publicidade
O segundo turno ocorre em 30 de outubro, das 8h às 17h.
Leia também
SC é o único Estado com disputa entre PT e PL no 2º turno para governador
Como Bolsonaro e Lula no segundo turno mexem no resultado de SC
Quem venceu nas 10 maiores cidades de SC no 1º turno das Eleições 2022