Pelos próximos 11 dias, em nenhuma outra cidade catarinense se falará tanto de livros, leitura e literatura quanto em Jaraguá do Sul. Capital estadual da palavra escrita desta quinta-feira até o dia 21, a cidade vê a sua Feira do Livro chegar à décima edição disposta a ampliar seu foco sobre outras manifestações artísticas, discutindo a literatura como base para música, cinema, teatro e televisão e relação entre essas artes. Para tanto, montou uma programação que vai além dos encontros com escritores e da venda de livros e oferece uma rica variedade de opções para quem for à Scar.

Continua depois da publicidade

– Nos outros anos, trabalhávamos com outras áreas visando a incentivar a leitura. E neste ano, além disso, queremos mostrar que a literatura envolvida nas outras artes dá mais profundidade, mais densidade para um filme, uma música, uma peça de teatro… Queremos incentivar um pensamento mais apurado e a busca por uma leitura com um pouco mais de qualidade e, usando da era da interação, mostrar que a literatura interage com todas as áreas – explica o escritor João Chiodini, estreando na coordenação da Feira do Livro de Jaraguá.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.

Entre os autores convidados, a maior atração é o amazonense Milton Hatoum, dono de três prêmios Jabuti de melhor romance, ganhos por “Relato de um Certo Oriente” (1989), “Dois Irmãos” (2000) e “Cinzas do Norte” (2005), todos publicados pela Companhia das Letras. “Dois Irmãos”, em especial, transformou-o em autor best-seller e deve virar minissérie na TV Globo em 2017. Na sua conta, estão 300 mil exemplares vendidos e tradução para 12 países. Sua conversa com o público sobre as possibilidades da literatura e o lugar da ficção no século 21 acontece nesta quinta-feira, às 19h30, no Grande Teatro da Scar.

Hatoum terá a companhia de Fernando Bonassi, que, entre outras coisas, escreveu Um Céu de Estrelas, é corroteirista dos filmes “Cazuza” e “Carandiru” e seriados da TV Globo e colunista da “Folha de S.Paulo”; e Paula Pimenta, sucesso entre os adolescentes com as séries “Fazendo meu Filme” e “Minha Vida Fora de Série”. Gelson Bini, Carlos Henrique Schroeder e Vanessa Martinelli Lewandowski são outros nomes que marcarão presença na feira, seja autografando obras, seja palestrando.

Continua depois da publicidade

Uma novidade desta décima edição é o crescimento do galpão, de 550m² para 800m², o que inclui um espaço exclusivo para contação de histórias. Fora isso, o evento contará com as habituais oficinas, como a que Demétrio Panarotto ministrará amanhã e sábado – Brincando de fazer livros tem como ponto de partida O A De Antônia, escrito por ele com os dois filhos.

Chiodini não nega que crise econômica bateu à porta do evento jaraguaense, que precisou trabalhar com 35% do orçamento do ano passado. Porém, não houve perda de patrocinadores e duas novas parcerias foram firmadas.

– Por um lado, sofremos as consequências monetárias da crise, que tivemos que usar de pesquisa e criatividade para contornar e não deixar que isso refletisse no evento. E não refletiu. Mas, por outro lado, essa crise mostrou como os parceiros, apoiadores e patrocinadores acreditam na Feira do Livro de Jaraguá do Sul, pois todos se mobilizaram da melhor maneira possível, além até da obrigação institucional para ajudar a viabilizar o evento – afirma o coordenador.

O espetáculo infantil “No Dorso do Rinoceronte” será apresentado por Silvio Mansani no domingo – peças de teatro, debates, lançamentos de 20 autores regionais e 30 estandes de livrarias e editoras completam a programação, que está detalhada no site www.feiradolivro.org.

Continua depois da publicidade

Serviço:

O QUÊ: 10ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

QUANDO: desta quinta-feira até o dia 21, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, das 9h às 19h; e domingos, das 10h às 18h.

ONDE: Centro Cultural de Jaraguá do Sul (Scar), rua Jorge Czerniewicz, 160, bairro Czerniewicz.

QUANTO: entrada gratuita.