O vinho guarda nuances que esperam ser reveladas e uma delas é justamente decantação. Mais do que um simples ritual, decantar o vinho é uma experiência que intensifica seus aromas e sabores, elevando a degustação a um novo patamar.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Pensando na importância desse tema, vamos destacar sobre o que é e qual a importância da decantação para a produção de vinhos de qualidade.
Por que decantar o vinho?
Ao longo do tempo, os vinhos podem apresentar borras na garrafa. Isso é comum no caso de bebidas com mais de 15 anos ou produtos que não foram devidamente filtrados. Em ambos os casos, a decantação é recomendada para separar o sedimentos da bebida e deixar o líquido líquido antes do consumo.
Continua depois da publicidade
Desse modo, essa prática evita que os resíduos interfiram na percepção do sedimentos no momento de degustar a bebida. Vale destacar, por outro lado, que a decantação não é necessária no caso de vinhos mais jovens ou produtos que passaram para o processo de clarificação.
O que é a decantação?
A decantação faz referência a um processo que separa o líquido de partes sólidas que são formadas no fundo de um recipiente. Essa metodologia também é utilizada para os vinhos.
No caso dessa bebida, a decantação transfere o vinho da garrafa para um decantador, possibilitando a separação de sedimentos e a oxigenação da bebida, visando potencializar os aromas do produto.
Desse modo, podemos dizer que a decantação é uma prática ajuda a proporcionar uma melhor experiência sensorial para o consumidor final, otimizando a qualidade da bebida.
Continua depois da publicidade