A avenida Waldemar Grubba é líder absoluta quando o assunto é o número de acidentes em Jaraguá do Sul. Nos primeiros oito meses do ano, o local registrou 200 colisões e atropelamentos, ou seja, 9% dos 2.259 casos do município. A Epitácio Pessoa subiu de terceiro para o segundo lugar no ranking, se comparados com os dados de 2014. As cinco vias com maior número de ocorrências – acrescente-se a José Theodoro Ribeiro, Walter Marquardt e Procópio Gomes – concentram um terço dos acidentes.

Continua depois da publicidade

Apesar de ainda alarmante, o número de acidentes e de vítimas vem diminuindo desde 2009. Este ano, a cidade soma 606 feridos por causa do trânsito. No mesmo período do ano passado, eram 712. A maioria das mortes vem de colisões frontais. De janeiro a agosto do ano passado, segundo dados da PM, as colisões frontais causaram seis das dez mortes no local do acidente.

———-

Outros destaques do Portal Jaraguá

Outubro Rosa

Continua depois da publicidade

O Museu e o Seminário de Corupá também aderiu a campanha Outubro Rosa e vem incentivando os visitantes a “vestirem a camisa” para prevenção ao câncer de mama. A venda de camisetas, lenços e broches acontece na secretaria e na loja de souvenirs.

Nota fiscal

Argumento bastante usado pela CDL contra as feiras itinerantes, a emissão de nota fiscal e o devido recolhimento do imposto não tem sido cumprido em muitos estabelecimentos comerciais tradicionais de Jaraguá do Sul. Por isso, a prefeitura lançou uma campanha para incentivar os consumidores a exigirem a NF, mesmo para compras de baixo valor e prestação de serviços. A fiscalização precisa ser de cada cidadão, com denúncias ao 156 e ao Procon.

Transplantes

O Hospital São José recebeu mais de 80 profissionais de saúde neste sábado para falar sobre transplantes. Referência no processo de captação e entrevista com familiares, a equipe jaraguaense proferiu uma das diversas palestras oferecidas durante o congresso.