Silenciosa e ainda envolta em todo tipo de tabu, a Aids ganha terreno com velocidade impressionante em Jaraguá do Sul. No primeiro semestre deste ano foram descobertos 62 novos casos (mas 28 são pacientes com HIV que não desenvolveram a doença) frente aos 39 diagnosticados em todo o ano de 2013. Na região do Vale do Itapocu, cerca de 700 pessoas estão fazendo o tratamento, e outros cem infectados ainda não começaram o uso de medicamento.

Continua depois da publicidade

A maior difusão dos testes rápidos – hoje disponíveis em todos os postos de saúde de Jaraguá do Sul – e mudanças na forma de contabilizar os dados desde 2014 contribuem para que o índice aumente. Mas a constatação dos profissionais de saúde é que a procura por um exame só vem quando sintomas de outras doenças começam a aparecer. E aí o vírus já se transformou em doença. O município está entre as 14 cidades catarinenses a serem contempladas por ações do Ministério da Saúde a partir de 2016.

O medo dos casais de falarem sobre isso, as conversas encabuladas entre pais e filhos e o tabu nas escolas de ensino médio e técnico só fazem piorar a situação. A educação sexual é miope ou inexistente, e mesmo com informação em abundância, a camisinha não faz parte do cotidiano da geração da internet.

Sífilis

Continua depois da publicidade

De janeiro a julho, 185 moradores de Jaraguá foram diagnosticadas com sífilis. Nos doze meses de 2014, foram 108 novos casos. Este aumento de 71% – sem descontar os meses que faltam – comprova a pouca importância dada ao preservativo e às doenças sexualmente transmissíveis. A sífilis tem cura e o tratamento pode ser feito no próprio bairro, no posto de saúde.

Mais atrasos

A pavimentação de dois quilômetros da rua Afonso Nicoluzzi, no Rau, que se arrasta desde 2012, entra agora em ritmo de lesma. Esta é a segunda vez que os trabalhos são paralisados – ela foi retomada em abril de 2013 depois de cinco meses sem obras. O problema é orçamentário, em especial do município, responsável pela contrapartida de R$ 1,3 milhão, frente ao investimento estadual de R$ 3 milhões.

Encontro

De olho nas eleições do ano que vem, mas também de 2018, o PP reuniu filiados para uma confraternização na noite de quinta-feira. O deputado estadual João Amim foi a figura de destaque da noite, que contou com cerca de 150 participantes, segundo assessoria da sigla.

Continua depois da publicidade

Lei nova remendada

Os artigos 4 e 5 da lei que regulamenta a ligação de água e energia em Jaraguá do Sul devem mesmo ser revogados. Eles preveem até seis ligações por imóvel no perímetro urbano e oito, na zona rural; além de promover um “libera geral” onde é cobrado o IPTU. O pedido partiu do Ministério Público e acatado pelos vereadores.