Jaraguá do Sul sedia uma pesquisa para o desenvolvimento de um Kart elétrico movido a hidrogênio. Cinco empresas são parceiras do Senai na criação do protótipo, com cronograma de apresentação para meados de 2016. A companhia sueca Höganäs doou a carcaça do veículo e a o chassi do kart, célula de hidrogênio e o banco de super capacitores, e também envia pesquisadores para acompanhar o andamento dos trabalhos, iniciados no começo do ano.

Continua depois da publicidade

A grande diferença do projeto jaraguaense para muitos dos protótipos já apresentados no Brasil está na substituição das baterias por super capacitores, responsáveis por estabilizar e armazenar a energia produzida através do hidrogênio. Por enquanto, os pesquisadores se concentram no desenvolvimento eletrônico dos conversores, que só depois serão acoplados ao motor e ao chassi do veículo. O investimento no projeto supera os R$ 500 mil por parte do Senai, além da dedicação de dois engenheiros.

Claro que isso não significa que no ano que vem já teremos um brinquedo desses para vender nas lojas, pelo contrário. Primeiro vamos precisar esperar que todos os testes e adaptações em veículos de passeio sejam feitos e aprovados, depois também há o tempo necessário para que os preços deixem de ser proibitivos. Mas é um belo início para o desenvolvimento de tecnologia nacional e oportunidade aos visionários que desejam investir no ramo.

Sistema de F1

Já usado nos carros de Fórmula 1 e em vários modelos de veículos elétricos, o sistema de regeneração de energia ou mais conhecido como Kers, também será incorporado no protótipo do Senai de Jaraguá. Com o conversor é possível armazenar a energia cinética da frenagem – vinda do atrito – para reaproveitá-la depois como energia elétrica para dar aceleração.

Continua depois da publicidade

Tecnologia limpa

Diversos fabricantes de automóvel já lançaram carros-conceitos usando motores elétricos ou híbridos, como a Mercedes Benz, a Honda e Fiat. Entre as instituições de ensino, a Unicamp foi uma das pioneiras no país, ainda nos anos 1990, a utilizar o hidrogênio como combustível de veículo. No mundo, são mais de cem protótipos de carros e uns 80 de ônibus.

P&D

O Senai de Jaraguá do Sul mantém 16 engenheiros dedicados exclusivamente à pesquisa, em todos os setores de atuação. No caso do Kart elétrico, dois deles estão envolvidos diretamente e os outros são acionados conforme a necessidade e etapa de fabricação do protótipo.

——

Outras informações do Portal Jaraguá:

Protestos

Metalúrgicos da região realizaram manifestação com buzinaço durante a semana passada para pedir o apoio da população e mostrar a gravidade da situação. Alguns foram demitidos há mais de 90 dias e não conseguiram nem receber o salário do último mês trabalhado. O pagamento das verbas recissórias será discutido em audiências na Justiça trabalhista – a partir de novembro.

Intermunicipal

Os moradores do Vale do Itapocu que utilizam o transporte intermunicipal já sentiram o efeito do aumento de 7,4% autorizado pelo Deter. Desde ontem, ir de Corupá a Jaraguá custa R$ 3,80, a linha Schroeder-Jaraguá está em R$ 4,25 e a de Massaranduba, R$ 13,59. A passagem de Guaramirim a Jaraguá do Sul não aumentou, já que o serviço está vinculado ao sistema de transporte urbano.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região