Sem luz no fim do túnel para conseguir recursos para desassoreamento dos rios, Schroeder vislumbra uma nova possibilidade. A coordenadora da Defesa Civil, Tânia Dantas, está acionando as empresas de extração de areia para que trabalhem nos pontos críticos da cidade. O acordo propõe que as pedras maiores retiradas do rio sejam reaproveitadas na pavimentação de ruas e as mineradoras fiquem com a areia e outros sedimentos.

Continua depois da publicidade

O Sindicato estadual das Indústrias de Extração de Areia se mostra interessado na parceria. Entretanto, o presidente Tiago da Silva, afirma que a dificuldade das empresas está na licença ambiental concedida pela Fatma, que não autoriza a extração nos locais. Uma reunião deve ser agendada entre o sindicato, o geólogo da Fatma de Jaraguá e a prefeitura de Schroeder para encontrar uma solução.

—————————-

Outros destaques do Portal Jaraguá:

Para quê a pressa?

Continua depois da publicidade

Cruzes fincadas em frente à igreja São Sebastião alertam para a violência no trânsito em Jaraguá do Sul e convidam para a 8ª Marcha do Silêncio, marcada para dia 15. Neste sábado, os conselhos comunitários de segurança (Conseg) fazem blitz no Centro e nos bairros para pedir uma atitude mais humana de quem precisa compartilhar estradas.

Segurança

A campanha por um trânsito mais seguro, promovida pela PM de Jaraguá do Sul, está dando o que falar. Foram produzidos vídeos e outdoors de orientação sobre uso da cadeirinha, flagrantes de acidentes causados pela falta de atenção, por exemplo. A novidade lançada ontem trata sobre a importância de barreiras policiais, com reflexos no trânsito e no combate ao crime. A divulgação de blitz é alvo de discussões acaloradas mas, em alguns casos, os grupos de Whatsapp se posicionaram a favor da PM, excluindo os que insistem em revelar o local de abordagem.

Ruim para o Pepino

Pior do que a situação dos bananicultores e rizicultores – que podem perder a produção se a chuva não parar – é o dos produtores de pepino, que ainda contabilizam os prejuízos com as chuvas de outubro. Entre o plantio e a colheita, são necessários de 30 a 35 dias; mas o pepino apodrece no pé se ficar de baixo d?água. Alguns, como Jeremias Ramos, de Guaramirim, perderam 100% da plantação de oito morgos, ou 20 mil metros quadrados.

Bom para o palmito

Em compensação, as palmeiras estão viçosas com a abundância de água e os agricultores comemoram o peso dos palmitos. A dificuldade, neste caso, está na comercialização, já que o ano registrou retração na venda de alimentos em conserva. Uma fábrica tradicional da região amargou queda de até 60% e precisou parar a produção por 15 dias, enquanto os estoques estavam superlotados.

Continua depois da publicidade

Compras

Enquanto Joinville aborta a campanha de Natal, em Jaraguá do Sul a CDL aumenta os esforços na divulgação dos benefícios aos clientes. Os cupons para os prêmios começaram a ser distribuídos esta semana e seguem até 24 de dezembro em 200 lojas de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder e Corupá que aderiram. A entidade entende que trazer novidades e movimentar a cidade ajudam no aquecimento da economia, e que ficar parado não resolve crise.

Exemplo

Em conferência sobre o saneamento de Corupá, realizada ontem, uma das maiores apostas está no consórcio da Amvali para o tratamento de lixo. O exemplo jaraguaense de coleta reciclável deve ser ampliado para as cidades vizinhas, mas ainda precisa de um grande trâmite político.

Tapa-buraco

A situação caótica das estradas de Jaraguá do Sul, que têm piorado com as chuvas, será amenizada com uma operação emergencial. A prefeitura começou esta semana a usar um material de aplicação a frio para preencher buracos em pontos críticos – a massa asfáltica foi adquirida por R$ 6 mil, num total 6,5 mil quilos. Moradores de todos os bairros gritam para entrar na fila.