Concentrar ainda mais a ocupação da área urbana do município é o caminho apontado pelo Instituto Jourdan para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul para os próximos dez anos. Segundo levantamento detalhado, 25% do território no perímetro urbano está ocioso ou subutilizado – são terrenos vazios ou grandes jardins e pátios de casas e empresas. As macrozonas direcionam para que se verticalize o miolo e mantenha as propriedades rurais protegidas, e não se mexe no que está consolidado.
Continua depois da publicidade
A diretriz está presente na proposta de Macrozoneamento, apresentado na noite de quinta-feira, em audiência pública para cerca de cem cidadãos. Os participantes, entretanto, continuam com dúvidas e incertezas, já que a maioria das questões levantadas serão definidas na segunda fase do Plano Diretor, quando da discussão sobre o zoneamento. O prazo final para a revisão do Plano Diretor é maio de 2017.
As Zonas de Interesse Ambiental (ZEIAs), demarcadas desde 2007 e que inclui também os topos de morro, concentram as incertezas de empreendedores imobiliários e moradores destas áreas. Por determinação do Ministério Público, o processo de licenciamento nas Zeias estão congeladas até que passem por análise individual sobre a presença de vegetação nativa e estado de conservação.
—–
Outros destaques do Portal Jaraguá:
Continua depois da publicidade
Equilíbrio
Todos os finais de semana de setembro serão recheados de atividades ao ar livre no Parque Malwee. O espaço comemora 37 anos promovendo o esporte e a cultura no maior atrativo turístico de Jaraguá do Sul e maior referência em preservação ambiental. Este domingo, a pedida é aula de slackline, modalidade já praticada por visitantes em dias de sol.
Senai em Corupá
Falta apenas a licença para que o novo prédio do Sesi/Senai em Corupá seja erguido. Um empresário da cidade já comprou o material e vai bancar a construção, no terreno em frente à Asbanco. A parceria entre prefeitura, sistema S e Associação empresarial prevê início das aulas – tanto profissionalizante quanto de reciclagem e EJA – para março de 2016. Hoje, cerca de 90 alunos se deslocam para Jaraguá do Sul diariamente.
R$ 200 mil
é o recurso pleiteado pela SDR para a recuperação emergencial das escolas da região, em especial o conserto de telhado, afinal, o período de chuvas já começou.
Terminal
Em vistoria pelo terminal urbano, o prefeito Dieter Janssen constatou a falta de manutenção em banheiros e ausência de estrutura para fiscais – que se apoiam no degrau para controlar o horáio de saída e chegada dos veículos. A prefeitura deve notificar a Canarinho para que faça os reparos e o conserto do relógio. Apesar de dizer que usa o transporte coletivo semanalmente, o mandatário demorou a perceber essas deficiências.
Continua depois da publicidade
Secretaria vaga
A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Corupá não terá um titular antes de 2016. É que com os cofres públicos à mingua, a vaga em aberto significa economia. Uma reforma administrativa, com a junção de pastas, está nos planos e a definição sai ainda este mês.