Três condomínios populares deJaraguá do Sul vão passar por uma perícia contratada pelo Ministério Público. A ação é pioneira no Estado e foi motivada pelas denúncias de moradores sobre falhas na estrutura dos edifícios do Dante Minel (Ribeirão Cavalo), Ester Menel (Nereu Ramos) e Brasília Gastaldi Beltramini (bairro Água Verde). Nos primeiros meses após a entrega, os imóveis começaram a apresentar rachaduras, infiltração e vazamento de gás.

Continua depois da publicidade

O serviço de perícia foi contratado pelo próprio Ministério Público e será custeado com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados. O trabalho deve começar nos próximos dias, já que a licitação foi homologada na sexta-feira. As construtoras Sul Brasil e Città, responsáveis pelos empreendimentos, e os moradores podem acompanhar a análise dos peritos.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região

Vazamento de gás

Em um dos casos mais graves e recentes, uma das centrais de gás foi interditada pelos bombeiros militares por causa de vazamentos e 96 famílias estão sem abastecimento há 12 dias. Os bombeiros estimam que 200 quilos de gás tenham escapado pela tubulação e, como o material ficou acumulado, o forte cheiro do produto permanece até hoje do lado de fora e dentro dos edifícios.

Continua depois da publicidade

Pente-fino

Os bombeiros militares planejam uma vistoria completa nos nove blocos do Dante Minel. Na ocasião serão exigidos todos os requisitos do projeto preventivo de incêndio e a regularização do condomínio.

Tubulação

Os moradores relatam mal-estar por causa da inalação, e muitos estão dormindo na casa de amigos e parentes por medo do vazamento. Uma empresa especializada foi contratada para trocar a tubulação, mas a obra só deve terminar – na melhor das estimativas – amanhã. Os custos estão em R$ 40 mil, segundo o síndico, Hilário Onofre Blazuis, e serão bancados pelos próprios moradores.

Responsabilidade

Venceu ontem o prazo dado pelo Ministério Público para que a Sul Brasil Construtora desse uma resposta sobre problemas que causaram o vazamento de gás no condomínio Dante Minel. A empresa alega que todas as vistorias foram feitas na época da entrega dos imóveis, em 2011, e não pode se responsabilizar por intervenções realizadas desde então.