Jaraguá do Sul fechou quase 300 postos de trabalho em junho. O saldo negativo foi puxado, principalmente, pela indústria (-167 postos). Apesar da queda na oferta de empregos, os últimos seis meses foram positivos, com abertura de 753 vagas _ muito em função das contratações da indústria nos primeiros meses do ano, quando o saldo positivo chegou a 1,5 mil empregos.

Continua depois da publicidade

O cenário, claro, é nebuloso se comparado ao ano passado. O primeiro semestre de 2014 viu a criação de mais de dois mil novos postos de trabalho, sendo 1,2 mil só na indústria. O comércio e o setor de serviços também admitiram mais do que demitiram. Aliás, o setor de serviços acumula saldo positivo superior a 400 vagas no primeiro semestre deste ano, ainda que em junho tenha demitido mais do que contratado (-35). Como reflexo direto, o comércio também perdeu empregos: foram 17 no mês e 122 desde o início do ano.

Desastroso

Junho foi desastroso para o emprego, tanto no Brasil quanto em Santa Catarina _ pela primeira vez em 12 anos, o mês registra mais demissões do que contratações. No ranking das cidades catarinenses com mais de 30 mil habitantes, apenas 12 municípios conseguiram saldo positivo no emprego _ entre elas, as vizinhas São Francisco do Sul e Timbó. Jaraguá do Sul e Guaramirim fecharam postos, 298 e 104, respectivamente.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região

Continua depois da publicidade

Correção

O Ministério do Trabalho também divulgou dados corrigidos do Caged de 2014, com informações dadas por empresas depois do prazo. Jaraguá do Sul fechou 723 postos de trabalho, Guaramirim perdeu 430 e Corupá teve saldo negativo de 44. Se por um lado a indústria foi a maior responsável pelas demissões nesses municípios, foi exatamente este setor que mais criou empregos em Massaranduba (114) e Schroeder (89).

Facilitador

O Instituto Jourdan lançou nesta semana uma ferramenta para facilitar a intermediação de vagas disponíveis pelo Sine. No site é possível consultar as vagas em aberto e saber os documentos necessários para pedir o seguro-desemprego. O usuário também é direcionado à página do Ministério do Trabalho para cadastrar currículos, quando candidato, ou vagas, quando empresa. Aliás, a semana começou com 118 vagas de trabalho.