Os 387 postos de trabalho fechados em novembro colocam Jaraguá do Sul como o sexto município catarinense com mais empregos celetistas perdidos no mês, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado do ano, o saldo ficou em 1.563 vagas a menos, puxado principalmente pela indústria de transformação, com -1.340.
Continua depois da publicidade
Nos cinco municípios do Vale do Itapocu, a indústria de transformação fechou 5,5 mil postos de janeiro a novembro. Na soma dos municípios da microrregião, o setor de serviços foi o único que manteve saldo positivo (113), com 141 vagas criadas em Jaraguá do Sul – apesar das 28 fechadas nas demais cidades.
Corupá positivo
Enquanto todos os municípios da região registram saldo negativo no emprego nos onze meses, Corupá entrou no último mês do ano com 40 vagas abertas. O desempenho vem principalmente da administração pública, que contratou 65 mais pessoas do que demitiu. A agropecuária e a construção civil também aumentaram o estoque de emprego e compensaram as perdas na indústria e no comércio.
Menos atendimento
Continua depois da publicidade
A perda de empregos na indústria refletiu profundamente no desempenho do comércio, que também precisou demitir mais do que contratar. Até novembro, a região registrou o fechamento de 2,7 mil vagas. Só em Jaraguá do Sul, o saldo ficou em -323. Apenas Massaranduba teve acréscimo de postos no setor, foram 28.
Fora da curva
Em Guaramirim, o saldo de empregos ficou em -245, em novembro. Nos onze meses de 2015, são 143 postos de trabalho a menos. Apesar do sinal negativo, o balanço é melhor do que o registrado em todo o ano de 2014, quando foram fechados 184 vagas. O município foi o único da região com saldo negativo no ano passado.
——————————
Água tratada
Recebidos na sexta-feira e ontem pelo prefeito Lauro Fröhlich, os tanques começam a ser montados esta semana. Eles serão usados na ampliação da Estação de Tratamento de Água de Guaramirim, que terá investimento de R$ 1,1 milhão de recursos próprios. O abastecimento de água na cidade é um gargalos apontados pelo Plano Municipal de Saneamento Básico.
Universidades
A Unicesumar ficou em primeiro lugar para Jaraguá do Sul e Guaramirim, no ranking feito pelo MEC para avaliar instituições de ensino superior. A entidade ficou com nota 4 no Índice Geral de Cursos, que pontua de 1 a 5. O Instituto Federal de Santa Catarina ficou em segundo, com IGC 3.
Continua depois da publicidade
Violência contra Idosos
Os registros de violência contra idosos em Jaraguá do Sul aumentou 2% este ano e terminou 2015 com um total de 24 boletins de ocorrência, segundo levantamento da DPCami. O número, entretanto, é enganoso, alerta a delegada responsável, Milena de Fátima Rosa. Geralmente os agressores são familiares e as vítimas temem fazer a denúncia.