O aniversário de dez anos da Fujama reflete o quanto o município tem avançado na preocupação com o meio ambiente. O programa de maior visibilidade – e também sucesso – é o Recicla Jaraguá, que conseguiu aumentar de 4% para 16% a quantidade de materiais recicláveis com destinação correta, desde que início do programa, no final de 2013. A distribuição de sacolas verdes e a orientação sobre separação de lixo – ações relativamente simples e de baixo custo – mostraram que a população só precisava mesmo de um “empurrãozinho” para fazer a coisa certa.
Continua depois da publicidade
Mas essa disposição não é natural quando se fala em desmatamento ou desrespeito à mata ciliar e contaminação de rios – que dependem muito da conscientização da população. Com uma equipe enxuta de 14 pessoas, a fiscalização e punição para quem comete crimes ambientais representa 2% das quase quatro mil atividades desenvolvidas nesta gestão. O órgão se concentra em emitir licenças, autorizações e responder a consultas.
Projetos como a criação do Parque Natural do Morro dos Stinghen ou do Parque das Águas recebem o apoio de grande parte de entidades e pessoas ligadas ao tema. O que elas se perguntam é se estes espaços não serão abandonados, como já aconteceu com outras iniciativas, como a Bosque ou Parque Ecológico Tifa Martins, reaberto em 2006 após reforma, ou o Bosque Cultural, nos fundos do Cejas.
Comunidade
A programação de aniversário vai durar todo o mês de outubro com atividades principalmente de educação ambiental. Neste sábado, no Calçadão, a Fujama distribui mudas de árvores e sacos verdes para reciclagem; no Ribeirão Molha, moradores e escoteiros farão a limpeza do rio Jaraguá. No dia 17, haverá ainda a soltura de alevinos para repovoar os rios e a plantação de espécies nativas em APPs e áreas de mata ciliar.
Continua depois da publicidade
——————
Outros destaques do Portal Jaraguá:
Herzlich Willkommen
A trilha sonora de filmes clássicos aterrissa em Schroeder neste sábado, durante o concerto Cinema Mágico, da Orquestra de Metais e Percussão, com regência do maestro Carlos Eggert. O espetáculo engrossa a programação cultural da Schroederfest neste sábado, no Parque de Eventos.
Gás e lágrimas
A evacuação do colégio Heleodoro Borges, na noite de quinta, por causa da liberação de gás lacrimogênio causou pânico, no primeiro momento, e depois frustração. Com tanta gente empenhada em conseguir melhorias na infraestrutura e discutindo como melhorar o caminho pedagógico; a atitude não poderia ser mais descabida.
Comércio local
A padaria ou mercearia da esquina, a loja de ferramentas do outro lado da rua, a vizinha manicure e o chaveiro do bairro. Os pequenos negócios geram empregos e fazem o dinheiro circular mais perto dos moradores, por isso têm um apelo social importante para a economia. Para reforçar a campanha “Compre do Pequeno”, o Sebrae de Jaraguá do Sul vai levar uma passarela inteira para um desfile no Calçadão e fará também a Cãominhada, neste sábado. O Dia D é na segunda.
ISSEM
Servidora lotada na Educação, Clarice Ines Dalcanali foi a mais votada entre os funcionários públicos municipais de Jaraguá do Sul para a eleição do Conselho do Issem. Ela recebeu a preferência de 244 colegas. Mariane Schalinski, do Samae, e Mara Regina Paulista, do Issem, também foram eleitas conselheiras para os próximos três anos. Este ano, pela primeira vez, os servidores votaram exclusivamente pelo site.
Continua depois da publicidade
Nas rodas
Mulheres apaixonadas por motocicletas, de diversas partes do Brasil, se reúnem na Scar na manhã deste sábado para o terceiro Motopasseio. As 215 motos e 289 participantes vão em direção ao Parque Beto Carreiro, em Penha, onde entram no clima do espetáculo Velozes e Furiosos. Homem aqui, só na garupa ou no carro de apoio.