De vendedora ambulante a dona de estabelecimento reconhecido no Estado em três anos. A trajetória da empresária Bebel Maes, da Du Chocolat, de Jaraguá do Sul, pode servir de exemplo a outras micro e pequenas empresas catarinenses. Hoje, a confeitaria conta com seis funcionários e Bebel se orgulha em dizer que produz todos os itens que estão à venda.

Continua depois da publicidade

Outro bom exemplo, a Königs Bier apostou no planejamento do negócio e no conhecimento de mercado para ganhar espaço. O idealizado Ivan Pilon Torres é enfático ao dizer que vsitou todas as cervejarias artesanais do Norte catarinense, e também do Chile e Alemanha; para conhecer as práticas que dão certo e as que devem ser evitadas. Mesmo assim, os imprevistos apareceram e forçaram mudanças de estratégia.

Ela, a esposa e o filho abriram a empresa em 2007 e logo veio a Lei Seca e a alta do dólar. Os hábitos dos consumidores mudaram e eles precisaram se adaptar. Hoje, 30% do faturamento vem da venda de chope por delivery, para atender festas residenciais e comerciais, por exemplo.

Junto com a Du Chocolat e a Königs Bier; a Sol Paragliders, o Stannis Pub e Sushi de Casa formam os cases de sucesso escolhidos pela Apevi e Sebrae para o 47º Congresso Catarinense da Micro e Pequena Empresa, o Enconampe, que começou ontem e segue até domingo, com o mote Comece pequeno, Pense grande. No evento, será lançada a Jornada da Simplificação, com dez eventos no Estado para ouvir da sociedade sugestões para diminuir a burocracia para abertura e fechamento de empresas.

Filarmônica

Continua depois da publicidade

O Concerto Pop ainda tem mais uma apresentação este ano, em Joaçaba, mas a Orquestra Filarmônica da Scar já prepara o novo repertório. As músicas da próxima temporada terão um arranjo mais clássico e erudito. O que não exclui a possibilidade de surpresas, até porque o excêntrico maestro argentino Norberto Garcia é esperado para se juntar ao grupo.

Jovens Empreendedores

Guaramirim sedia pela primeira vez a Assembleia Geral (AGO) dos Jovens Empreendedores de Santa Catarina, com participação de 200 pessoas. O encontro, proporciona palestras, visitas técnicas a empresas e painel sobre startups, além da reunião mensal dos conselhos.

Contenção

Sobre a nota publicada ontem na coluna, a Prefeitura de Jaraguá do Sul informa que as encostas mapeadas para receberem obras estão em andamento, e a última medição dos trabalhos foi feita na semana passada. Diferente da informação do Monitora Fiesc, os recursos vem do Ministério das Cidades e R$ 1,3 milhão foi repassado recentemente. A empresa responsável teria retomado às obras há cerca de 40 dias.

Bem na fita

As meninas do Basquete Jaraguá venceram o Itajaí (Colégio Salesiano) por 84 a 58 na noite de quarta-feira. A equipe contabiliza duas vitórias e uma derrota pelo campeonato estadual e segue em terceiro no ranking. A próxima disputa é nesta sexta, em Blumenau, contra a equipe líder – venceu as três partidas.

Continua depois da publicidade