Os cinco cemitérios públicos de Jaraguá do Sul vão passar por adequações no ano que vem para regularizar o funcionamento, principalmente no que tange à drenagem do chorume. Atualmente, uma empresa prepara o projeto de licenciamento ambiental e corretivo, já que as estruturas são bastante antigas (algumas até centenárias).

Continua depois da publicidade

No relatório, esperado para este ano ainda, a consultoria Ethos vai recomendar obras de adequação, com estimativas de custo para a execução das eventuais serviços, e também uma orientação sobre a abertura de novos jazigos. A contratação da empresa pela Prefeitura, por cerca de R$ 140 mil, veio em razão de um termo de ajuste de conduta (TAC) firmado no início deste ano, a pedido da Promotoria Pública do Meio Ambiente.

Além dos cinco cemitérios públicos, no Centro, Vila Lenzi, Chico de Paula e Nereu Ramos; Jaraguá do Sul tem outros 24 cemitérios particulares, ligados a entidades religiosas. Por enquanto, esses ainda não estão na mira do MP.

—————————-

Outros destaques do portal Jaraguá:

Continua depois da publicidade

Alerta

Os balões infantis em formatos diferenciados e com figuras de personagens, que tanto encantam as crianças, estão sendo preenchidos com uma mistura letal, alertam os Bombeiros Militares. Muitos comerciantes substituíram o gás hélio por gás hidrogênio proveniente da combinação de soda cáustica com raspas de alumínio; material altamente inflamável e tóxica – com relatos de acidentes em Itaiópolis e Cascavel. A corporação de Jaraguá do Sul identificou e prendeu duas pessoas na semana passada e apreendeu os cilindros.

Repovoar

O rio Itapocu ganhou novos habitantes com a soltura de dez mil alevinos em Jaraguá do Sul. O repovoamento de cascudo, traíra e jundiá é promovido pela Fujama – que comemorou os dez anos de fundação no mês passado – em parceria com a Acijs e o grupo Lunelli.

Guerra silenciosa

Antes de entrar na avenida para a alegria da Schützenfest, os jaraguaenses têm um compromisso doloroso na manhã deste domingo. A 8ª Marcha do Silêncio, que pretende reunir 700 pessoas a partir das 8h30 na Praça Ângelo Piazera, lembra as centenas de vítimas do trânsito da nossa região e pede por uma conduta mais consciente e prudente de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Refresco da festa

Mais de três mil pessoas compareceram a noite de abertura da Festa dos Atiradores no Parque de Eventos. O desfile das sociedades, a sangria do barril e os primeiros tiros disparados deram a largada para o que promete ser a melhor Schützenfest dos últimos anos.

Continua depois da publicidade