O setor produtivo se agarra à esperança de que o governo federal volte atrás na decisão de cortar 30% dos repasses do Sistema S, ou que a resposta venha do Congresso, com a pressão de deputados e senadores. A campanha em defesa do Sesi, Senai e Senac, encabeçada no Estado pela Fiesc e Fecomércio e apoiado por entidades locais como Acijs, ganhou força esta semana e não deve parar até surtir algum efeito prático. Mais do que vagas de trabalho, estão em jogo a qualificação profissional e o serviços básicos de educação, saúde, cultura e esporte oferecidos com recursos que são destinados pela indústria e comércio.
Continua depois da publicidade
Por parte da Fiesc, esta semana o vice-presidente no Vale, Célio Bayer, recebeu garantias de manutenção dos cursos em andamento para alunos matriculados no Sesi e Senai e os investimentos como o Instituto Senai de Tecnologia – a princípio – não serão interrompidos. Os efeitos imediatos se concentrariam nas novas turmas, modalidades de ensino inovadoras e salas de aula interativas; postergadas neste primeiro momento.
No que tange Sesc e Senac, “tudo está em suspenso”, afirma o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt. Ele aposta nas intensas negociações em andamento e torce para uma solução o quanto antes, para não piorar a instabilidade da relação entre as instituições e o futuro de investimentos, como a construção de uma escola do Sesc no bairro Ribeirão Cavalo, em Jaraguá do Sul, em fase de projeto.
Mãos dadas
Cumprindo um papel cada vez mais próximo ao sentimento da população, organismos como Sesi, Senai e Senac são os primeiros a propor a união de forças entre poder público e privado para os problemas cotidianos. Encabeçam debates e ações em temas como educação – desde abandono escolar a pesquisas acadêmicas – e cultura, com projetos nas diversas esferas da arte e expressão; que beneficiam muito mais do que trabalhadores do comércio e da indústria.
Continua depois da publicidade
Burro de carga
Quando o presidente da Acijs, Paulo Mattos, declarou que a medida “tira dinheiro de onde está funcionando para levar para caminhos duvidosos”; ele também se referiu a qualidade do gasto público e a forma como os impostos retornam na forma de serviços do Estado. Não há unanimidade entre especialistas, mas ganha cada vez mais força a tese de que a máquina pública, em especial a federal, está pesada demais e é preciso desinchá-la com urgência.
————
Outros destaques do Portal Jaraguá
Formação
Alunos da oitava fase do curso de Química do IFSC no câmpus do Centro de Jaraguá do Sul retomaram as aulas na quarta-feira, dia 23. Os demais cursos devem ter o semestre reiniciado a partir do dia 30, ainda que muitos serviços administrativos, de laboratórios e algumas disciplinas permaneçam interrompidos por causa da greve, deflagrada em 13 de julho. No câmpus do Rau, as atividades continuam suspensas. Os catarinenses analisam esta semana um indicativo nacional para o fim da greve, com retorno na próxima quarta.
Em família
A Elian completa 25 anos no mês que vem com projeção de crescimento na casa dos dois dígitos para este ano. Com os fundadores e a segunda geração trabalhando juntos, a empresa têxtil quer expandir as fronteiras para aumentar as exportações, que hoje representam 2% das vendas, e aproveitar a alta do dólar para explorar mais oportunidades.
Noite tranquila
O prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini respirou mais aliviado depois da sessão de quarta-feira do TCE. É que o parecer prévio foi pela aprovação das contas de 2014. O peemedebista estava apreensivo em relação aos percentuais de investimento em educação e saúde.
Continua depois da publicidade
Arte
O Jaraguá do Sul Park Shopping vai ganhar dez igrejas a partir das 20h desta sexta-feira, até dia 4 de outubro. A exposição “Arte Santa em Santa” retrata a arquitetura de igrejas católicas e evangélicas da região. Os mosaicos feitos por Paulo David têm inspiração nas fotos de Marcelo Luis, um trabalho que demandou seis meses de dedicação da dupla.
Letrinhas
O escritor João Chiodini conversou sobre literatura com estudantes da escola Vitor Meirelles na tarde de quinta-feira. Entre uma ideia e outra, o organizador da próxima feira do livro de Jaraguá do Sul aproveitou para fazer uma selfie.
Gol de placa
A camisa rosa do Jaraguá Futsal estreou em quadra com o pé direito. Pelo campeonato estadual, o time marcou dois gols sobre o Floripa, na Arena, na noite de quarta-feira. Cerca de 11% da renda obtida na venda do uniforme alusivo ao Outubro Rosa será revertido aos dois hospitais da região para prevenção do câncer de mama.