O cidadão agora tem a prerrogativa de exercer seu papel de protagonista, avaliando não só as ideias mas também a trajetória de todos que entraram na corrida eleitoral.

Continua depois da publicidade

Desde o início oficial da campanha eleitoral, há cinco dias, os eleitores passam a ter o permanente papel de comparar as candidaturas para tomar a melhor decisão possível até o momento de irem às urnas em 5 de outubro, data do primeiro turno. É fundamental que nesse período tão importante para o país sejam disponibilizadas aos cidadãos o maior número de informações sobre quem está se habilitando aos cargos em disputa – no caso de Santa Catarina, 40 cadeiras de deputado estadual, 16 vagas de deputado federal, um senador e o comando do governo do Estado. Nessa perspectiva, o primeiro debate marcado para hoje, transmitido pela CBN Diário e pela TV COM e com acompanhamento real pelo diario.com.br, é absolutamente relevante. Trata-se da primeira oportunidade para que telespectadores, ouvintes e internautas possam conferir ao vivo o desempenho dos postulantes ao principal cargo do Executivo estadual.

Com a iniciativa, os eleitores podem ter as percepções iniciais sobre o que pensam os candidatos majoritários e o que estão propondo para Santa Catarina em termos de políticas públicas para implementação a partir do ano que vem. Nada melhor do que dar a largada da disputa com a reunião dos concorrentes no mesmo ambiente, dispostos a debater ideias democraticamente.

É desse confronto de opiniões e propostas que os cerca de milhões de eleitores do Estado terão condições de avaliar com mais desenvoltura e segurança a quem irão delegar poder durante quatro anos de mandato. Isso não é pouco.

Em outubro, ao acionar a urna eletrônica, o povo vai assinar uma espécie de procuração para que os ocupantes do Centro Administrativo implementem as medidas que julgarem mais eficientes para garantir serviços públicos de qualidade nas mais diversas áreas: educação, saúde, segurança, infraestrutura, mobilidade urbana etc. Afinal, são bem conhecidos os desafios enfrentados pelos gestores que assumem as rédeas do aparato estatal. Espera-se que os candidatos apresentem com clareza suas propostas, com o bom nível que se espera de pessoas que pretendem representar os catarinenses.

Continua depois da publicidade

Com as candidaturas postas e as coligações partidárias formalizadas, o cidadão agora tem a prerrogativa de exercer o seu papel de protagonista, avaliando não só as ideias, como as que serão confrontadas no debate de hoje, mas também a trajetória profissional de todos que entraram na corrida eleitoral deste ano. O papel dos veículos de comunicação é ajudar nesse processo, que está só começando, levando informações detalhadas e com transparência ao seu público.