A campanha eleitoral começa oficialmente no país na terça-feira, 16 de agosto. Embora as campanhas já estejam com alguma organização, é a partir desta semana que passa a ser possível pedir votos e estabelecer a rotina de candidatos típica do período eleitoral.
Continua depois da publicidade
Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber
Receba notícias do NSC Total no WhatsApp
Em Santa Catarina, a maioria dos candidatos ao governo do Estado já organizou um roteiro inicial de compromissos na primeira semana da corrida por votos. Em geral, as agendas devem se dividir entre debates, entrevistas a veículos de comunicação e reuniões com lideranças regionais. A gravação da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV também aparece na programação de alguns concorrentes. As veiculações começam a ser exibidas em 26 de agosto.
Santa Catarina tem 10 candidatos ao governo apresentados pelos partidos. Até a quarta-feira (10), seis deles já tinham as informações do registro divulgadas no DivulgaCand, portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos ainda aguardam o julgamento do registro, segundo as informações do site.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo as informações da agenda da primeira semana de campanha divulgadas pelas campanhas dos candidatos ao governo:
Veja compromissos da primeira semana da campanha em SC
Alex Alano (PSTU)

A equipe do candidato informou que a primeira semana será dedicada à visitação a locais de trabalho de servidores públicos da educação, como escolas e creches, para conversar com os trabalhadores. Também está na agenda a gravação de programas para a internet e uma ação de lançamento da campanha, prevista para o sábado (20), em Florianópolis.
Carlos Moisés (Republicanos)

A assessoria do governador e candidato à reeleição informou apenas que ele vai “continuar priorizando a gestão do Estado” e que estão previstos compromissos de campanha nos “momentos de folga”, mas até o fechamento da edição não foram informados mais detalhes da agenda.
Décio Lima (PT)

A campanha do candidato petista informou que a agenda da primeira semana de corrida eleitoral prevê a participação em dois debates — um deles, o da CBN Floripa, que ocorre nesta terça-feira (16). Além disso, o concorrente também deve gravar programas eleitorais para a TV e participar de eventos com candidatos a deputado dos partidos da coligação no Oeste de SC.
Continua depois da publicidade
Esperidião Amin (PP)

A programação do candidato prevê participação em debates nos dois primeiros dias da campanha, gravação de programas eleitorais e participação em eventos de categorias, com lojistas e engenheiros em Florianópolis. A agenda também é conciliada com reuniões virtuais previstas pela atuação como senador. Na sequência da semana, Amin tem mais gravações do horário eleitoral, lançamentos de campanhas de dois candidatos a deputado do Progressistas e roteiro de visitas na região Nordeste de SC.
Gean Loureiro (União Brasil)

A agenda do candidato do União Brasil também prevê a participação em debates logo nos dois primeiros dias da campanha. Além disso, estão confirmadas também nestas datas caminhadas no comércio de São José, Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis. No fim da próxima semana, Gean participa de eventos e encontros regionais em Chapecó e Caçador, no Oeste, e Fraiburgo, na Serra de SC.
Jorge Boeira (PDT)

O candidato pedetista também tem na agenda dos primeiros dias de campanha debates e entrevistas a veículos de comunicação. Além disso, estão previstas reuniões com lideranças em pelo menos três regiões do Estado: o Sul, o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. A gravação de programas eleitorais para a TV também estará entre os compromissos de Boeira.
Jorginho Mello (PL)

O candidato do PL tem na agenda dos primeiros dias da propaganda eleitoral um evento de lançamento do QG da campanha em Florianópolis, além de participação em debates. No decorrer da semana, Jorginho participa de encontros para lançar as candidaturas de deputados federais e estaduais do partido, no Oeste de SC. Um ato para marcar o início da campanha do senador Jorge Seif também pode integrar a programação, neste caso já na segunda semana do período eleitoral.
Continua depois da publicidade
Odair Tramontin (Novo)

O candidato do Novo participa, no primeiro dia da campanha, do debate da CBN Floripa e do evento de lançamento da candidatura de uma postulante a deputada federal do partido, em Joinville. No restante da semana, a agenda prevê mais um debate, reuniões e visitas com apoiadores em Balneário Camboriú e outro lançamento de candidatura a deputado da sigla em Indaial. Na semana seguinte, Tramontin deve passar cinco dias em uma agenda especial em Joinville, maior cidade do país e que é governada por Adriano da Silva, o único prefeito do Novo no país.
Ralf Zimmer Júnior (Pros)

Ralf aguarda a decisão da Justiça Eleitoral para confirmar a candidatura ao governo de SC, mas já tem roteiro de candidato na semana de arrancada do período eleitoral. Estão previstas entrevistas em rádios, debates e almoços com lideranças comunitárias em Florianópolis, Biguaçu e Itapema.
Leandro Brugnago (PCO)

Os representantes do PCO não retornaram à reportagem até o fechamento da edição.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022
Leia também
Quem são os candidatos a governador de Santa Catarina nas Eleições 2022
Continua depois da publicidade
Eleições 2022: SC monta gabinete especial contra ameaças à segurança do pleito
Estratégias de candidatos de SC passam por eleição nacional e rotina do catarinense