O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump se encontraram para o primeiro debate presidencial das eleições de 2024 nesta quinta-feira (27). O encontro foi marcado pelo tom de agressividade e ofensas pessoais trocadas entre os candidatos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em cerca de 1h40min, ambos criticaram os governos adversários, especialmente em assuntos como imigração, guerra e economia. A ocasião foi a primeira nos Estados Unidos em que um presidente e um ex-presidente se enfrentaram em um debate.

Trump afirmou que Biden foi o pior presidente da história e mencionou a condenação do filho dele, Hunter Biden, que foi declarado culpado ao mentir sobre uso de crack em formulário para comprar armas. Outros assuntos mencionados foram a entrada recorde de imigrantes no país e os conflitos em Israel e na Ucrânia.

Já Biden tocou em temas como a condenação de Trump por fraude contábil ao ocultar um pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô durante as eleições de 2016. O ex-presidente rebateu ao assunto utilizando informações falsas, as quais Biden não conseguiu revidar.

Continua depois da publicidade

Fontes próximas do atual presidente afirmaram que ele estava resfriado, e a imprensa local, assim como analistas, avaliaram que ele saiu perdedor do embate. Joe Biden busca uma reeleição e disputa o cargo com Donald Trump, que quer voltar ao posto de presidente após ter comandado o país entre 2017 e 2021.

Inflação, aborto e idade

A inflação foi o primeiro tema abordado no debate, no qual Biden alegou que o pós-pandemia seria um dos culpados para a situação vivida no país, além de culpar o próprio adversário, que teria provocado “caos” na economia. Trump rebateu e afirmou que Biden somente criou empregos para imigrante ilegais, trazendo a pauta da imigração e apontando que a atual gestão simplesmente estaria “deixando os imigrantes entrarem no país”.

O tema do aborto também esteve em pauta, e Biden prometeu reeditar a lei que garantia o direito nacional ao procedimento, que foi derrubada em 2022 pela Suprema Corte. Trump, em contrapartida, disse que não proibirá acesso a pílulas abortivas, mas fez acusações a Biden, afirmando que ele incentiva “abortos que são feitos aos nove meses de gestação”.

Trump também tentou evitar o assunto quando questionado se aceitará o resultado das eleições, já que ele é julgado por tentar reverter o resultado do pleito em 2020. Depois de um terceiro questionamento, ele afirmou que “sem dúvida, vou aceitar o resultado das eleições se o resultado for justo e legal”.

Continua depois da publicidade

A idade dos dois presidentes, que são os candidatos à presidência dos Estados Unidos mais velhos da história, também foi destaque no debate. Questionados sobre o que diriam para eleitores preocupados com a capacidade de governarem com o passar dos anos, as respostas geraram momentos cômicos.

Biden disse, se referindo a Trump, que “este cara tem só três anos a menos que eu, e é muito menos competente”. Ele tem 81 anos, enquanto Trump tem 78 anos. Já Trump alegou que “já passei em testes cognitivos” e que ganhou campeonatos de golfe “que não eram só para idosos”.

Veja fotos de Biden e Trump na corrida presidencial dos EUA

Leia também

Como será o primeiro debate entre Biden e Trump na corrida presidencial dos EUA

Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos?

Suprema Corte dá aval e Trump fica apto a disputar eleições dos EUA