O tradicionalíssimo Debate Diário completa 20 anos nesta sexta-feira. O local da celebração não poderia ser outro: Roberto Alves, Rodrigo Faraco, Salles Júnior e Paulo Branchi vão estar no Mercado Público de Florianópolis. A transmissão começa a uma da tarde e terá a presença de convidados que fizeram e ainda fazem parte da história do programa, entre outras personalidades.
Continua depois da publicidade
Um dos idealizadores do programa, em janeiro de 1998, Roberto Alves participa ininterruptamente até hoje. O programa começou meses após a criação da CBN Diário, com a filiação da Diário da Manhã à rede de emissoras a Central Brasileira de Notícias (CBN).

O primeiro debate, em 19 de janeiro de 1998, reuniu Roberto Alves, JB Telles, Marcelo Fernandes e Paulo Brito. Idealizado pelo então diretor de Jornalismo da RBS, Claiton Selistre, o programa começava às 12h e tratava de assuntos da cidade. Com o tempo, a partir do próprio perfil dosdebatedores, consolidou-se como o principal programa de espores do rádio em Florianópolis, líder de audiência em seu segmento.
Ainda em 1998, Roberto Alves e Telles levaram o Debate a Paris, durante a cobertura da Copa do Mundo na França. A presença de Roberto no Debatedireto da Copa se repetiu na Coreia do Sul e Japão, em 2002; na Alemanha, em 2006; na África do Sul, em 2010; e no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte durante o Mundial de 2014 no Brasil. Nestas participações, Roberto levou ao debate convidados como Juca Kfouri, José Silvério, Renato Maurício Prado, Mauro Naves, José Carlos Araújo, Pedro Bial e Fátima Bernardes.
Continua depois da publicidade

Pela mesa do Debate em Florianópolis, passaram personalidades como os técnicos do tetra, Carlos Alberto Parreira, e do penta, Luiz Felipe Scolari; o capitão do tetra, Dunga; o goleador Bebeto; e o mito Mário Jorge Lobo Zagallo. E não é só futebol. Recentemente, o ator Paulo Betti revelou no programa sua paixão pelo São Bento, de Sorocaba. E, claro, não poderia faltar ele: Guga, o manezinho mais famoso do mundo.
E houve até gato por lebre. Em Paris, Roberto Alves pensou ter entrevistado o ex-craque holandês Ruud Gullit para a CBN. Só depois, descobriu que, na verdade, havia conversado com o tenista francês Yannick Noah. “São iguais!”, conta Roberto, rindo.
O Debate Diário é apresentado de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h, na CBN Diário, pelo 740 AM, site cbndiario.com.br e aplicativo.
Continua depois da publicidade