A plateia formada majoritariamente por jovens condizia com o apelo de renovação que cerca a política nos últimos anos. O pequeno auditório do Teatro Carlos Gomes recebeu cerca de 110 pessoas, muitos deles estudantes, na noite desta quinta-feira para o evento “Debate inteligente sobre Conscientização Política”. A ação foi organizada pelo Núcleo das Escolas de Educação Profissional da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e teve como debatedores os professores universitários Kleber Eduardo Men, Clóvis Reis, a socióloga Giane Carmem Alves de Carvalho e a assessora Monique Margô Serafim.

Continua depois da publicidade

Um a um, os debatedores falaram sobre a busca de informações sobre política nos portais de transparência, em aplicativos e nas redes sociais, as atribuições dos poderes e a importância de encontrar perfis adequados de candidatos. O colunista do Santa Clóvis Reis citou o texto “O analfabeto político”, do dramaturgo alemão Bertold Brecht, para falar sobre a tendência de distanciamento da política e a importância da participação nas mais diversas formas, desde reuniões de condomínio e associações de escolas e moradores até na política convencional.

Clóvis também alertou o público para não formar a opinião política apenas pelo que aparece na linha do tempo das redes sociais, conteúdos normalmente filtrados de acordo com as preferências pessoais. Quem compareceu saiu com a certeza de que o debate ajudou a entender melhor como participar e se informar sobre as mais diversas formas de política.

– Por tudo que acontece no Brasil, é importante encontrar formas de discussão saudáveis sobre política e saber como as coisas acontecem, como nossa participação é importante no processo – pontua a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Furb, Gabriela de Arruda Pinheiro, 24 anos.

Continua depois da publicidade