Os partidos devem criar escolas de formação política. Há excelentes ferramentas de educação presencial, semipresencial e à distância que já são utilizadas para formação em outras áreas. Assim o quadro partidário brasileiro tenderá a ser formalmente qualificado no sentido de fazer frente ao despreparo para a vida política.
Continua depois da publicidade
Cláudio Márcio Araújo da Gama
Florianópolis
Na minha opinião, cada candidato deveria se eleger com recursos próprios. Outro ponto: que sejam reduzidos o número de legendas partidárias, e 50% das vagas para senadores, deputados federal, estadual e vereadores.
Neli Baldissera
Continua depois da publicidade
Concórdia
Basta acabar com os partidos políticos existentes antes que eles continuem inúteis e onerosos aos cofres públicos.
Mário Hautz
Florianópolis
Para qualificar o quadro partidário deveriam julgar e prender todos os políticos envolvidos em falcatruas.
Álvaro Luiz dos Santos
Curitiba
Vergonha na cara e respeito.
José Wilton Rebelo
Lages
Devem ser extinguidos os partidos políticos, como fez Getúlio Vargas, que criou o Partido Social Democrático (PSD) e permitiu a criação da União Democrática Nacional (UDN); ou Castello Branco, que criou a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e permitiu a criação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Mas deverá ser proibida a criação de novos partidos.
Vicente Gabriele Pascale
Florianópolis
Firmeza ideológica dos partidos. Hoje há a necessidade de criar barreiras para impedir os partidos nanicos ou de aluguel. Perdemos as características ideológicas. Quem perde é o povo.
Continua depois da publicidade
José Reinaldo Gerônimo
Balneário Camboriú
A qualificação do quadro partidário deveria se dar antes de qualquer pretensão partidária. Educação pré-escolar dirigida ao resgate dos valores éticos e morais, formação cívica e patriótica e respeito aos símbolos nacionais resultarão num espírito público que pode se sobrepor ao interesse privado. Os partidos devem ter curso de formação política; e quem ingressa no serviço público, preparação ao exercício do servir e não do se servir.
Gilboé L. Mendes
Balneário Camboriú
Entendo que deveria existir uma legislação mais rigorosa. Primeiro, definindo um número máximo de partidos. Segundo, definindo grau escolar para cada tipo de candidaturas, prevendo um elevado conhecimento da classe política. Se para o exercício de qualquer cargo público a lei exige concurso, por que que na política qualquer um pode ser candidato e se eleger?
Ivaldo dos Santos
Joaçaba
A qualificação dos políticos é fundamental para poder bem representar a sociedade. Tem de haver cursos preparatórios e a comprovação de caráter para disputarem uma eleição. Não deverá haver reeleição em qualquer nível, já que se trata de representação e não de carreira profissional.
Édio Carlos da Silva
Florianópolis
Todos deveriam ter aula de fundamentos de política, administração pública. O vereador deveria ganhar um salário mínimo por mês. Prefeito, deputado e senador deveriam ter formação em administração pública. Além disso, acabar com coligações, com as SDRs inoperantes e os muitos ministérios para acomodar coligados.
Continua depois da publicidade
Luiz Eduardo Andrade
Rio do Campo
Voto facultativo e distrital, fim de partidos nanicos, desmoralizar os desonestos e não aos novos partidos.
Diógenes Marques
Joinville
Acreditar na representação política como algo imprescindível. O sistema pode não ser o ideal, mas certamente é o melhor que se conhece.
Weimar Donini
Florianópolis
As pessoas que se lançam à vida política não devem fazê-lo apenas para “ganhar dinheiro”. É indispensável que tenham preparo escolar, pois só assim conseguirão comunicar-se adequadamente. A principal característica é a honestidade.
Natal Marchi
Rio do Sul
A primeira medida deveria ser diminuir o número de partidos excluir, os mandatários de partido que têm ou tiveram algum problema na justiça, diminuir o fluxo de caixa dos partidos e iniciar uma reforma no sistema político-partidário.
Continua depois da publicidade
Waldir Mafra
Blumenau
Reduzir os partidos e estabelecer a filiação partidária para no mínimo oito anos.
Silvano Simon
Turvo
Confira o Debate DC desta semana.
Participe
Para participar da seção Diário do Leitor, envie sua opinião para diariodoleitor@diario.com.br.