Os candidatos ao governo de Santa Catarina, Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL), realizaram na noite desta quinta-feira (27) o último debate antes do segundo turno das Eleições 2022, marcado para domingo (30). O encontro foi transmitido pela NSC TV e mediado pelo jornalista Fabian Londero.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Foram cerca de duas horas de debate divididas em cinco blocos. Os candidatos falaram sobre corrupção, infraestrutura, educação e economia. A cobertura da NSC foi pautada principalmente pela campanha SC Ainda Melhor, que também esteve entre as perguntas dos candidatos.
Todos os detalhes e regras do debate foram apresentados na sexta-feira (21) aos representantes dos concorrentes ao governo do Estado.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Continua depois da publicidade
O debate em fotos
A tropa de choque dos candidatos
Cada um dos candidatos escalou uma “tropa de choque” para acompanhá-los no debate. Os grupos, de até 10 pessoas, foram formados por familiares e políticos aliados.
Jorginho trouxe os filhos Bruno e Filipe Mello para sua equipe de retaguarda. Décio também contou a presença da família para a última força antes do debate. Ana Paula Lima, deputada federal eleita e esposa do candidato, esteve ao lado de Décio.
Confira nesta matéria a equipe completa dos candidatos
Bastidores
Antes mesmo do debate, uma cena insusitada chamou a atenção nos corredores da NSC. Jorginho Mello passou pela sala de Décio Lima e deu uma espiadinha. A sequência de fotos do encontro pode ser conferida em uma galeria.
Já a colunista Dagmara Spautz flagrou uma conversa entre os candidatos que envolveu o ex-presidente Lula. Os detalhes podem ser conferidos na coluna.
Continua depois da publicidade
Os blocos do debate
O debate teve cinco blocos: dois com perguntas de tema livre, dois com tema determinado, e o último voltado às considerações finais. As perguntas foram feitas de candidato para candidato.
Os tempos para os candidatos foram de 45 segundos para a pergunta, 2min para a resposta, um minuto para réplica e um minuto para a tréplica.
No primeiro bloco, com temas determinados, os temas abordados foram combate à corrupção, novos modais de transporte, desenvolvimento regionalizado e saúde.
No segundo bloco, de tema livre, Jorginho questionou Décio sobre educação e agricultura. Já Décio, nas suas falas, fez perguntas sobre desigualdade social e democracia, quando os candidatos abordaram casos de assédio eleitoral ocorridos em SC.
Continua depois da publicidade
No terceiro bloco, novamente com temas pré-estabelecidos, os assuntos sorteados foram evasão escolar, proteção das mulheres, infraestrutura e saneamento.
O quarto bloco, que também teve tema livre para os questionamentos entre os candidatos, abordou perguntas sobre tecnologia, cortes no orçamento da educação, turismo e infraestrutura.
As perguntas dos blocos com temas determinados foram pautas principalmente pelos eixos da campanha SC Ainda Melhor, iniciativa da NSC TV que ouviu 81 entidades catarinenses para apontar temas que podem ser prioridades para o desenvolvimento do Estado no próximo governo.
Vídeo explica tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022
Leia também:
Empresa contratada por Bolsonaro em SC para identificar fraude em rádios não faz auditorias
Continua depois da publicidade