Em 2024 o Criciúma vai voltar a disputar a Série A do Brasileirão. Dez anos depois o Tigre estará de volta à elite do futebol brasileiro. Para comemorar esse retorno, o NSC Total preparou uma volta ao passado. Vamos ver os principais fatos do futebol em 2014. 

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Dinheiro saudita ameaça reinado do UFC nas lutas de artes marciais, diz jornal

Brasil x Argentina pela Copa do Mundo Sub-17: horário e onde assistir

Desafio nas alturas: Atleta catarinense participa do 1º Campeonato Brasileiro de Speedline

Continua depois da publicidade

Depois de vencer o Botafogo-SP, a torcida carvoeira está comemorando desde sábado (18) a volta para a primeira divisão. No próximo ano, o Tigre vai disputar uma Série A que passou por muitas mudanças desde então. 

Como foi o ano do Criciúma em 2014

Em 2014 o Criciúma completou 67 anos de história. Aquele ano também marcava os 30 anos da troca de cores do time, de azul e branco, para o amarelo, preto e branco. Logo no começo do ano, no dia 8 de janeiro, o artilheiro Paulo Baier retornou ao clube pelo qual já tinha marcado 150 gols.

No dia 23 de novembro de 2014, o Criciúma empatou o jogo que confirmou seu rebaixamento para Série B. Depois do empate de 1 a 1 com o Flamengo, o clube não tinha mais chances matemáticas de permanecer na Série A.

Participaram daquela partida, os jogadores Edson, Rafael Pereira, Iago Maidana, Fábio Ferreira e Giovanni; João Vitor, Barreto, Maicon Silva, Cleber Santana, Andrew, Dodi, Lucca, Bruno Lopes e Roger. O técnico era Luizinho Vieira.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina quase teve cinco times na Série A

Em 2014, além do Criciúma, Figueirense e Chapecoense eram os três representantes de Santa Catarina na Série A. A chance em 2015 era de cinco times catarinenses na elite, fato que não se concretizou depois que o Criciúma terminou em último lugar, com apenas 32 pontos.

O Figueirense terminou em 13º com 47 pontos e a Chapecoense escapou do rebaixamento, fechando o campeonato em 15º com 43 pontos. O grande campeão do Brasileirão naquele ano foi o Cruzeiro, com 80 pontos. Junto com Criciúma foram rebaixados Vitória, Bahia e Botafogo.

Dois catarinenses conquistaram o acesso na Série B de 2014

Enquanto isso, na Série B, outros dois times catarinenses conquistavam o acesso. Joinville foi o grande campeão da divisão em 2014 com 70 pontos. A última vaga do acesso ficou com o Avaí, 4º colocado daquele ano com 62 pontos. Ponte Preta em 2º e Vasco em 3º ficaram com as outras duas vagas.

Copa do Mundo no Brasil e o inesquecível “7 x 1”

No último ano do Criciúma na Série A, o Brasil sediava uma Copa do Mundo. Mesmo com toda expectativa para conquistar o hexa em casa, o Mundial de 2014 terminou com Alemanha campeã do Mundo, em uma final contra a Argentina no Maracanã.

Continua depois da publicidade

Felipão era o técnico da Seleção Brasileira em 2014, no inesquecível “7 x 1” que o Brasil sofreu da Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo daquele ano, no Mineirão lotado.

Onde estavam Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo em 2014

Alguns dos maiores nomes do futebol estavam no Barcelona em 2014. O trio de atacantes incluía Messi, Neymar e Suárez. Naquele ano, Cristiano Ronaldo era um dos astros do Real Madrid e ganhou a segunda Bola de Ouro pela atuação que teve naquele ano.

Como foi o Campeonato Catarinense daquele ano

O Figueirense foi o campeão catarinense daquele ano, depois de vencer o Joinville na final. O Criciúma terminou a primeira fase do estadual em segundo lugar e teve a melhor defesa da fase. Mesmo assim, o Tigre terminou o catarinense de 2014 em 3º.

Libertadores e Copa do Brasil em 2014

San Lorenzo ganhou a ‘glória eterna’ de 2014. Os argentinos venceram o Nacional do Uruguai na final. Os times brasileiros daquele ano na Libertadores foram Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo.

Continua depois da publicidade

Na Copa do Brasil, dois mineiros decidiram o título, com Atlético-MG campeão e Cruzeiro como vice. Criciúma, Figueirense e Joinville eram os catarinenses presentes na competição, mas nenhum avançou para as fases eliminatórias.

Confira na galeria momentos da partida que garantiu o Criciúma na Série A

Assista também

*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Quanto ganha um jogador de futebol e os mais bem pagos do mundo

Colômbia x Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo: onde assistir e possíveis escalações

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC