O carnaval em Salvador neste domingo é preto e vermelho. Tudo porque o Vitória se deu bem sobre o rival Bahia, após sete rodadas, deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão. O triunfo na Arena Fonte Nova foi suado, com o placar de 2 a 1, de virada, pela 23ª rodada da Série A. Isso serviu também para acabar com um jejum do Vitória, que não vencia o clássico há oito jogos.

Continua depois da publicidade

Na tabela, o Leão deixou para trás, entre outros, o próprio Tricolor. O Vitória chegou aos 24 pontos, enquanto o Bahia parou nos 23. Na próxima rodada, o Rubro-Negro tem outro duelo com um concorrente direto contra a degola: é o Palmeiras, no Pacaembu. Já o Bahia recebe o Sport, novamente na Fonte Nova.

Quem resolveu a parada para o time de Ney Franco foi a turma que pouco está acostumada a balançar as redes: o zagueiro Kadu e o volante Luiz Gustavo. Para Kadu, foi uma forma de compensar a bobeira no gol do rival, logo no começo do primeiro tempo. Os defensores rubro-negros deram espaço para Kieza vir, como uma flecha, dentro da área e desviar de cabeça o cruzamento feito por Pará: 1 a 0.

Leia outras notícias sobre o Brasileirão

Como o ritmo da partida estava alucinante, a resposta veio poucos minutos depois. Kadu foi mais esperto que os defensores tricolores e conseguiu se antecipar para, também de cabeça, empatar o placar, após cobrança de falta de Richarlyson.

Continua depois da publicidade

O Vitória conseguiu controlar o ímpeto do rival, dominar as ações e ter mais posse de bola. Foi um time mais consistente no meio-campo. O Bahia, por outro lado, passou a jogar em busca de uma bola fatal no contra-ataque, tanto que Gilson Kleina sacou, no intervalo, Léo Gago, colocando Maxi Biancucchi.

Só que o Leão foi semeando aos poucos para no segundo tempo conseguir colher a virada. E ela veio com um chute forte de Luiz Gustavo. A competência da precisão na finalização contou com uma pitada de sorte, porque a bola explodiu na trave e tocou em Marcelo Lomba antes de entrar e fazer explodir o lado rubro-negro da Fonte Nova.

O Bahia, então, tentou sair da toca, mas o Vitória chegou a levar ainda mais perigo em uma cabeçada de Juan no travessão. Depois de mais alguns esforços tricolores, todos sem sucesso, o placar acabou mesmo com a vantagem do Leão, que vai poder rugir fora da zona da degola.

*Lancepress!