Depois de sair atrás no placar no primeiro tempo, o Criciúma conseguiu se recuperar e venceu o Oeste por 3 a 1 na noite desta terça-feira (27), em partida válida pela 19ª rodada da Série B do Brasileiro. Jogando diante da torcida no estádio Heriberto Hülse, a equipe carvoeira somou três pontos importantes, que renderam cinco posições na tabela e a saída da zona de rebaixamento do campeonato.

Continua depois da publicidade

Com o resultado, o Tigre agora é o 14º colocado, com 21 pontos conquistados na Série B. Já o Oeste caiu para a vice-lanterna, com 19 pontos. A vitória criciumense nesta terça veio na última partida sob o comando do interino Wilsão. Waguinho Dias, anunciado como novo técnico do clube na tarde desta terça, assistiu à partida dos camarotes do Heriberto Hülse. O treinador, que será apresentado oficialmente na manhã desta quarta (28), chega a Criciúma depois de conduzir o Brusque ao título da Série D do Brasileiro.

A expectativa é de que o novo comandante estreie à frente da equipe na próxima rodada da Série B, quando o time carvoeiro encara o Cuiabá, fora de casa. A partida será disputada na sexta-feira (30), na Arena Pantanal, às 21h30min. Já o Oeste recebe o Sport na Arena Barueri, no sábado (31), em duelo marcado para as 11h.

O jogo

O primeiro tempo começou sem grandes emoções no Majestoso. Com o adversário demonstrando pouca disposição para o ataque nos primeiros minutos, coube ao Criciúma tomar as iniciativas e tentar se lançar ofensivamente.

Aos 16 minutos, a primeira chance do Tigre partiu de um cruzamento na área de Daniel Costa. A intenção era alcançar o atacante Léo Gamalho, mas Luis Carlos saiu do gol e afastou o perigo. Na sequência da jogada, falta para o time carvoeiro, que Daniel Costa cobrou mandando perto do gol adversário.

Continua depois da publicidade

O Oeste foi rápido na resposta. Fábio aproveitou a desorganização da defesa criciumense e avançou, mas acabou desperdiçando a chance chutando de fora da área. Aos 31, mais uma chance dos visitantes: Roberto soltou uma bomba na direção da meta do Tigre, a bola passou por baixo da barreira e obrigou Luiz a espalmar.

Em nova chegada do Oeste na área do Tigre, Luiz novamente salvou o gol e, no lance seguinte, o árbitro apontou toque de mão do volante Wesley e assinalou pênalti a favor dos visitantes. Na cobrança, Mazinho cobrou com calma e fez 1 a 0 para o time de São Paulo, aos 34 minutos da primeira etapa.

Aos 43, por pouco não saiu o segundo. Bruno Lopes cruzou para Fábio, que cabeceou com força, mas Luiz salvou.

Apesar do gol e do susto, o Criciúma conseguiu a reação antes do intervalo. Já nos acréscimos, Foguinho aproveitou a bola recuada no escanteio e bateu forte de perna esquerda para empatar o jogo.

Continua depois da publicidade

Criciúma x Oeste
(Foto: Guilherme Hahn/Especial )

No segundo tempo, perigo do Criciúma logo no primeiro minuto: Daniel Costa quase marcou, mas a bola desviou em Kanu e saiu pela linha de fundo. Aos 3, foi a vez do Oeste assustar em contra-ataque liderado por Roberto. O atacante encarou a marcação e tocou para Mazinho, que chutou de fora da área, assustando a defesa do Tigre.

Buscando a virada, os donos da casa tiveram nova chance aos 6 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Thales finalizar na pequena área, mas Luis Carlos ficou com a bola.

Aos 21, Kanu fez falta em Léo Gamalho dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. O próprio Léo Gamalho partiu para a cobrança e virou para o Tigre, 2 a 1 no Heriberto Hülse.

Empolgado com o gol, o Criciúma foi pra cima e quase ampliou. Léo Gamalho tocou para Daniel Costa, que chutou rasteiro para o gol e por pouco não fez o terceiro aos 26 minutos. Já aos 40 minutos, Carlos Eduardo cruzou, a bola desviou em Cléber Reis e foi direto para o fundo da rede, sacramentando a vitória criciumense por 3 a 1.

Continua depois da publicidade

Waguinho no Tigre
Técnico Waguinho Dias, anunciado nesta terça, assistiu à vitória dos camarotes do Heriberto Hülse (Foto: Guilherme Hahn/Especial)

FICHA TÉCNICA CRICIÚMA 3 x 1 OESTE

CRICIÚMA – 3

Luiz; Maicon (Carlos Eduardo), Derlan, Thales e Marlon; Eduardo, Foguinho, Wesley (Vinícius) e Daniel Costa (Liel); Léo Gamalho e Reinaldo. Técnico: Wilson Vaterkemper.

OESTE – 1

Luis Carlos; Bonilha (Bruno Paraíba), Kanu, Cléber Reis e Conrado (Elvis); Thiaguinho, Matheus Jussa e Mazinho; Roberto (Matheus Oliveira), Fábio e Bruno Lopes. Técnico: Renan Freitas.

GOLS: Mazinho (O), aos 34 minutos, e Foguinho (C), aos 47, na primeira etapa; no segundo tempo, Léo Gamalho (C), aos 23 minutos, e Cléber Reis (contra), aos 40.

Continua depois da publicidade

CARTÕES AMARELOS: Luis Carlos, Kanu, Cléber Reis e Roberto, do Oeste; e Léo Gamalho, do Criciúma.

ARBITRAGEM: Jefferson Ferreira de Moraes, auxiliado por Leone Carvalho Rocha e Márcio Soares Maciel (trio de GO)

LOCAL: Heriberto Hülse.