Quem acreditou que os dias de frio intenso tinham acabado, se enganou. Santa Catarina se prepara para mais uma semana “gelada”, com temperaturas abaixo de 0 °C, chance de neve e quebra de recorde histórico de frio. Quem vive no Litoral também não irá escapar, com a chegada de uma nova massa de ar polar ao Estado. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O declínio das temperaturas começa na terça-feira (27), que ainda terá chances de chuva, e continuam no decorrer da semana. Em Florianópolis, por exemplo, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, os termômetros podem chegar próximo aos 0 °C durante a semana, sendo a menor temperatura na Capital desde 2000. 

As temperaturas mínimas na Serra podem ficar entre -10 °C e -12 °C, semelhante à menor temperatura já registrada em SC, que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos. Em um alerta divulgado no domingo (25), a Defesa Civil informou que a massa de ar frio deve atuar em Santa Catarina até o próximo sábado (31). 

No entanto, a noite mais fria deverá ser no amanhecer de sexta-feira (30), quando, segundo Puchalski, podem se registrar as seguintes temperaturas: 

Continua depois da publicidade

-8 °C a -10 °C na Serra

-2 °C a -4 °C no Meio-Oeste

-1 °C a -3 °C no Oeste e Planalto Norte

-2 °C a 0 °C no Vale do Itajaí (especialmente Alto Vale)

0 °C a 2 °C no Sul e Litoral

1 °C a 3°C no Norte

> ​Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Neve tem chances de chegar na quinta-feira 

Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, a temperatura negativa também trará chance de geada na maioria das regiões, sendo mais forte nas áreas altas do Estado. Já na quinta-feira (29), há possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, principalmente na região Serrana. 

Neve pode cair novamente na Serra catarinense com a queda nas temperaturas
Neve pode cair novamente na Serra catarinense com a queda nas temperaturas (Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)

Frio pode congelar rodovias e trazer estragos para agricultura 

Mas, se por um lado o frio aquece a economia catarinense, principalmente no turismo, em outros setores ele pode trazer prejuízos. De acordo com a Epagri/Ciram, as temperaturas negativas e a geada podem afetar a agricultura, pecuária, piscicultura e carcinicultura. 

Já outro cuidado é com as estradas. Segundo a Defesa Civil, entre os dias 28 e 29 de julho, há chances de congelamento de pistas no Planalto Sul. 

> ​Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada

> Quando acaba o inverno de SC em 2021

Puchalski salienta, ainda, que por conta de um ciclone no mar na altura do Rio Grande do Sul, há previsão de rajadas de vento de 40 a 60 km/h entre a tarde de quarta-feira (28) e a manhã de quinta-feira (29) nas cidades da Serra e Sul. Já o fenômeno deve trazer ondas em torno de 2 a 3 metros na costa de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Quais cuidados é preciso ter? 

Por conta da previsão de frio intenso, a Defesa Civil divulgou algumas recomendações para se proteger contra a queda de temperaturas. Confira: 

-Atenção com a população mais vulnerável (ex. idosos, crianças, enfermos e moradores de rua); 

-Abrigue animais domésticos nas noites mais frias; 

-Procure se agasalhar bem e beber bastante água; 

-Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

Leia também: 

Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

Neve em Santa Catarina: quando acontece

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram