A dança faz parte da vida e da carreira do catarinense Rafael Hoffelder há mais de 25 anos. Agora, ele deixa os palcos de Santa Catarina para atuar no espetáculo Crystal, do Cirque du Soleil, que estreia no segundo semestre. Combinando patinação no gelo e acrobacias, a performance, com apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo, promete uma experiência única.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Rafael conta que iniciou seus estudos através de pesquisas corporais com grandes nomes da dança brasileira e internacional, sendo atualmente especialista em dança moderna e contemporânea. Em Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado, ele atuou coreografando o Carnaval da cidade.
Já no Festival de Dança de Joinville, atua como coordenador e idealizador com o Instituto do Festival 40+, voltado ao público que começou a dançar na fase adulta ou que já dançou profissionalmente. Além disso, traz na bagagem a experiência como curador técnico e artístico de festivais de dança em todo o país.
O convite para fazer parte da coordenação técnica do espetáculo veio da produção canadense, explica o corógrafo. Ele detalha que o público que assistir Crystal poderá esperar uma experiência visual e auditiva que leva o público em uma jornada de autodescoberta.
Continua depois da publicidade
— É a concretização de um trabalho de anos de dedicação e amor. Estou muito feliz pelo convite em estar na produção e ao lado de grandes nomes da arte do movimento onde tudo se transforma em uma grande experiência — afirma Rafael.
Natural do município de Luzerna, com cerca de 5 mil habitantes, no Meio-Oeste catarinense, o convite para atuar em um espetáculo dessa dimensão significa uma conquista e também a oportunidade de representar o Estado.
— Então, representar a Santa Catarina e toda essa questão da produção internacional, para mim, querendo ou não, é a realização de um sonho, né? Saber que você está no caminho certo, que você se dedicou para isso e você ser reconhecido por isso. Então, querendo ou não, o que resume realmente representar Santa Catarina, representar o Estado, é a realização de um sonho e poder mostrar para as pessoas que nunca é tarde para sonhar, nunca é tarde para realizar sonhos — destaca.
O espetáculo
Combinando as habilidades da patinação com acrobacias e projeções visuais dentro da temática do universo do gelo, Crystal é a 42ª criação do Cirque du Soleil. Com uma trilha sonora original, que se mescla com músicas populares, o público embarca em uma jornada de autodescoberta.
Continua depois da publicidade
O elenco do espetáculo é composto por patinadores, acrobatas e músicos, além da equipe técnica, e tem a participação de onze diferentes nacionalidades em mais uma produção global do Cirque du Soleil.
A classificação é livre e os ingressos estão à venda. O espetáculo acontece na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 23 de junho, e no Parque Villa Lobos, em São Paulo, do dia 5 de julho a 6 de outubro.
Veja fotos do espetáculo Crystal do Cirque du Soleil
Leia também
Cantora de SC compartilha em lives gratuitas o processo de produção independente
SC recebe espetáculo infantil gratuito em homenagem a Clarice Lispector