Apenas nove minutos antecederam a queda da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, estado de Maryland, nos Estados Unidos. A ponte colapsou após um navio cargueiro colidir contra ela nesta terça-feira (26). Vídeos mostram que a embarcação já apresentava problemas. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O acidente foi registrado por câmeras de segurança (assista abaixo). Segundo as autoridades locais, ao menos seis pessoas continuam desaparecidas. Duas foram resgatadas, uma em estado grave, e outra que recusou atendimento médico.

O navio era uma porta-contêiner com a bandeira de Singapura. Ele estava iniciando uma viagem ao Sri Lanka, mas começou a mostrar problemas nove minutos antes do choque.

Entenda os momentos antes da colisão

  • 1h20 da manhã (hora local): navio se aproxima da ponte, vindo do porto de Baltimore
  • 1h25: as luzes da embarcação se apagam, sinal que ele poderia ter pedido energia
  • 1h26: navio recupera energia, mas se aproxima de um dos pilares, mas perde energia novamente logo em seguida
  • 1h27: a embarcação recupera energia, mas colide contra o pilar da ponte
  • 1h28: partes sul e central da ponte desmoronam. Segundos depois, parte norte colapsa
  • 1h29: em segundos, toda a ponte desmorona

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo

Comandante informou que havia perdido o controle

No momento em que o navio recuperou a energia depois da primeira queda, à 1h23, o comandante informou às autoridades portuárias que havia perdido o controle do barco. A informação foi repassada pelo governador de Maryland, Wes Moore.

Ele avisou ainda que os propulsores não estavam funcionando, mas já era tarde: a embarcação já ia em direção à ponte e se chocou contra a construção dois minutos depois.

Seis pessoas seguem desaparecidas

O chefe dos bombeiros de Baltimore, James Wallace, informou que duas pessoas foram retiradas da água com vida. Uma delas está em estado grave.

Até a noite desta terça (horário de Brasília), mergulhadores faziam buscas por pelo menos seis pessoas no rio Patapsco. As informações iniciais eram de que havia ao menos 20 desaparecidos, mas os bombeiros dizem ainda não saber o número exato de pessoas que caíram na água após a ponte desabar.

Continua depois da publicidade

— Ainda estamos em uma situação de busca e resgate no momento, e seguiremos nela por algum tempo — disse Wallace.

As autoridades afirmaram que um número incerto de veículos trafegava pela ponte Francis Scott Key no momento do incidente, e que pelo menos um deles era uma carreta de grande porte. Trabalhadores também faziam serviços de manutenção na estrutura durante a madrugada, no momento da colisão.

A temperatura em Baltimore nesta madrugada era de cerca de -1°C, segundo a CNN, e a temperatura da água de aproximadamente 9°C, capaz de causar morte por hipotermia, por isso, os socorristas correm contra o tempo. A profundidade do rio é de 15 metros em alguns pontos, e há fortes correntes.

Confira as fotos da ponte

Continua depois da publicidade

Leia também

Vídeo impressionante mostra momento que ponte desaba após ser atingida por navio