Aos 14 anos, Orlando Luz, o Orlandinho, precisou decidir se o tênis realmente seria sua profissão. Nessa idade ele saiu da pequena Carazinho (RS) para morar sozinho em Balneário Camboriú. O que pesou nessa decisão? O amor pelo esporte e o esforço do pai, Orlando Pereira da Luz, que fizeram ele decidir ser um atleta profissional.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre a Copa Davis

Veja mais matérias sobre tênis

– Meu pai foi jogador, queria correr o circuito, mas na época era muito mais complicado e ele não tinha dinheiro. Quando soube que minha mãe estava grávida, abandonou as quadras e passou a dar aulas de tênis. Ele me treinou até os 14 anos, por isso foi tão difícil sair de casa – recorda.

Continua depois da publicidade

Orlandinho, hoje com 18 anos, é apontado por muitos como um dos grandes do Brasil no futuro. Ele foi medalhista de ouro em Nanquim, nos Jogos Olímpicos da Juventude, onde fez dupla com Marcelo Zormann, outro que treina em SC. Ele está em Belo Horizonte com a equipe brasileira que vai jogar a Copa Davis, na Arena Minas Tênis Clube, a partir desta sexta-feira.

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) gosta de levar os atletas juvenis para ganhar experiência com os jogadores profissionais brasileiros, como Thomaz Bellucci, Bruno Soares e Marcelo Melo – esse último, uma espécie de mentor de Orlando.

Santa Catarina e um novo rumo na carreira

São quatro anos morando em SC, agora também ao lado dos pais que se mudaram para Balneário. Nos dois primeiros, ele treinou com Larri Passos, técnico multicampeão com Guga.

Continua depois da publicidade

– Ele tem dois lados, aquele da cobrança que tudo mundo vê e outro de ser bem paizão, como foi para o Guga. Dependia do dia e da forma que as coisas aconteciam. Aprendi muito com ele – reconhece o tenista.

Depois de trabalhar com Larri, Orlandinho passou a treinar no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí. É lá que Patrício Arnold, coordenador do programa de alto rendimento juvenil e de transição da CBT, trabalha com parte das apostas do tênis. É possível dizer que, em Santa Catarina, Orlando Luz está sendo preparado para ser um dos grandes na modalidade.

Horários dos jogos:

Sexta (15/07)

16h – Rogério Dutra Silva (BRA) x Emilio Gomez (EQU)

A Seguir – Thomaz Bellucci (BRA) x Roberto Quiroz (EQU)

Sábado (16/07)

14h – Marcelo Melo e Bruno Soares (BRA) x Emilio Gomez e Roberto Quiroz (EQU)

Domingo (17/07)

12h – Thomaz Bellucci (BRA) x Emilio Gomez (EQU)

A Seguir – Rogério Dutra Silva (BRA) x Roberto Quiroz (EQU)