A professora Cláudia Beatriz Rigon utilizou o jornal nas aulas de histórias e criou um jornal em sala de aula. Confira abaixo com foi o trabalho.

Continua depois da publicidade

Trabalhar com a produção de um jornal em sala de aula, na disciplina de História, nas turmas de 2ª série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Santos Dumont, teve como objetivo geral despertar no aluno responsabilidades e vivências atuais, relacionadas ao tema “sustentabilidade”.

A partir dessa reflexão, levou-se o aluno a repensar sua própria ação, tornando-o um ser ativo e participativo nas realidades sociais. Primeiramente, foi feito um estudo em textos já produzidos, uma releitura sobre o Brasil Pré – Colonial para o Brasil de hoje, com um tema muito discutido que é a responsabilidade sobre o meio em que vive.

Nessa etapa, coletaram e reuniram informações textuais das histórias de nosso passado, para as histórias de nosso presente, coletadas através de pesquisas em mídias eletrônicas e impressas. Analisaram, então, “acontecidos” de ontem, e de hoje, relacionando a forma como eram tratados os assuntos referentes economia, saúde, política e o cotidiano das pessoas.

A partir dessa análise inicial, o aluno construiu um texto jornalístico expondo sua própria releitura, respeitando as normas metodológicas das pesquisas bibliográficas, quando da elaboração do texto escrito. Para compor as memórias culturais, buscou, através de entrevistas, a opinião dos que vivenciaram parte anterior da história e, a partir dessas ações, eles próprios opinarem sobre as ações em nosso planeta relacionadas à sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

O projeto foi realizado de forma multidisciplinar, tendo a participação de Claudia Beatriz Rigon, professora de História e idealizadora do projeto; Edilamar Simão, professora Língua Portuguesa; João Carlos Borges e Rubens Batista dos Santos (Sala de Tecnologia).

Cláudia Beatriz Rigon

Professora da rede pública estadual, atuando no ensino de História para o Ensino Médio. Graduada em História pela FURB