O primeiro passo foi dado. Mas para que mais um dos objetivos seja cumprido, o segundo é essencial. Depois de vencer o Jaraguá do Sul na primeira partida das quartas de final do Campeonato Catarinense por 6 a 3, o time de futsal de Blumenau vai hoje ao Norte do Estado para um novo duelo.

Continua depois da publicidade

O time do técnico Alexandre Melo, o Xande, depende de uma vitória simples ou de apenas um empate para garantir vaga na semifinal da principal competição da modalidade em Santa Catarina.

E para que mais esse passo seja dado, os últimos dias foram de forte preparação e de foco para a decisão fora de casa.

Essa é a primeira vez na temporada que o Blumenau vai para um jogo decisivo com a vantagem de ter vencido o primeiro. Essa situação, na avaliação de Xande, é um desafio especial que o time vive. Por isso, a semana foi de muita conversa sobre pontos positivos e negativos que o grupo teve na primeira partida, no Galegão.

::: Leia mais de esporte na coluna de Augusto Ittner

Continua depois da publicidade

– Quando a gente vence uma equipe grande, existe um desafio especial. Temos que entender que isso é parte de uma construção na competição, e foi dessa forma que nos preparamos a semana toda. Vimos erros, acertos, falamos sobre os critérios da arbitragem e outras coisas que fogem do nosso controle – explica.

O jogo de volta das quartas de final contra Jaraguá do Sul ocorre hoje, às 20h15min, na Arena Jaraguá. O time da casa também foi eliminado na Liga Nacional de Futsal e, por isso, também tem no Estadual a última chance de conquistar um título em 2018. À procura de uma vaga na semifinal e com a desvantagem, o adversário deve partir para cima de Blumenau já no começo da partida. Para Xande, o time terá de ter maturidade para seguir na fase eliminatória.

– Uma das coisas em que precisamos evoluir nesses jogos decisivos é o emocional. Não podemos cair em armadilhas e muito menos cometer erros primários naquelas situações que mais treinamos no dia a dia e mapeamos nos adversários – defende o treinador.

Se vencer ou empatar, Blumenau avança. Se perder, vai para a prorrogação, onde o Jaraguá do Sul tem a vantagem do empate por ter campanha melhor durante a primeira fase.

Continua depois da publicidade