Três meses após ser campeão da terceira divisão, o Joinville Vôlei estreia na Superliga B contra o Niterói Vôlei neste sábado (21), às 19h, no Ginásio Canto do Rio, no Rio de Janeiro. A partida marca o início da caminhada da equipe rumo à elite do voleibol nacional.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na segundona, 10 equipes disputam duas vagas de acesso. O regulamento prevê aos times que subiram da Superliga C, como o Joinville, quatro partidas diante da torcida e cinco fora de casa.
As equipes jogam entre si em mandos de quadra alternados e os quatro melhores avançam para as semifinais, para, em duelos de melhor de três jogos, garantir a vaga na final e na Superliga A 2023/24.
O primeiro jogo não terá transmissão. Após a estreia, a equipe encara no dia 28 a Aprov/Chapecó, em Chapecó. A primeira partida diante da torcida só acontece em 4 de fevereiro, contra o Monte Carmelo (MG).
Continua depois da publicidade
Preparação
Sem disputar um jogo oficial há quase três meses, o Joinville participou de uma partida beneficente em dezembro do ano passado, com objetivo de celebrar o Natal e o fim de ano ao lado da torcida, além de arrecadar brinquedos para crianças da cidade.
Inclusive, uma das principais atrações foi a presença do gestor Giovane Gávio, que voltou a disputar uma partida de vôlei aos 52 anos.
Para o técnico do Joinville, Pedro Uehara, o time está bem preparado para encarar a competição e buscar uma das vagas.
— A gente não via a hora de chegar essa primeira partida. Tivemos um belo tempo de preparação, mas realmente jogar é o que nos move. Vai ser uma competição muito disputada — afirma Peu.
Continua depois da publicidade
Rápida ascensão
A equipe inicialmente formada por talentos antigos da cidade, novos jogadores e com o bicampeão olímpico Giovane Gávio como gestor, estreou em competições no Campeonato Catarinense de Voleibol, em agosto de 2022. O time acabou o torneio como vice-campeão.
Em outubro, o Joinville Vôlei conquistou o primeiro título da história logo na segunda competição, sendo campeão invicto da Superliga C, a terceira divisão nacional do vôlei. A vitória deu ao Joinville a vaga na Superliga B, com início marcado para este sábado (21).
Antes da primeira partida oficial, Giovane Gávio falou à CBN Joinville, em agosto do ano passado, que o foco era ganhar a Superliga C e fazer uma boa Superliga B, com condições de subir. Ele ainda falou que via o time na Superliga A e sonhando com semifinal.
Confira a tabela completa do Joinville Vôlei na Superliga B:
21 de janeiro – 19h
Niterói (RJ) x Joinville Vôlei
Continua depois da publicidade
28 de janeiro – 19h
Aprov/Chapecó (SC) x Joinville Vôlei
4 de fevereiro – 20h
Joinville Vôlei x Monte Carmelo (MG)
11 de fevereiro – 19h30
Manaus Vôlei (AM) x Joinville Vôlei
16 de fevereiro – 20h
Joinville Vôlei x Minas Tênis (MG)
25 de fevereiro – 19h
Neurologia Ativa (GO) x Joinville Vôlei
4 de março – 20h
Joinville Vôlei x Goiás Vôlei (GO)
8 de março – 20h
Joinville Vôlei x Vôlei Futuro (SP)
11 de março – 19h
Araucária Vôlei (PR) x Joinville Vôlei
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Filhotes de cachorro são resgatados durante chuvas no Planalto Norte de SC
Com faixa etária estagnada há cinco meses, cai procura por vacina da Covid em Joinville
Chuva forte racha asfalto e rua Visconde de Taunay precisa ser interditada em Joinville
