A pouco mais de sete meses da largada em Alicante, na Espanha, a organização para cada parada da Volvo Ocean Race se intensifica. Nesta semana Itajaí recebeu as diretoras de comunicação da equipe sueca SCA, única exclusivamente feminina inscrita para a próxima edição da regata, que vieram conferir de perto os preparativos da cidade.
Continua depois da publicidade
Durante três dias, Maria Salceda e Victoria Low percorreram hotéis, restaurantes, pontos turísticos e possíveis locais para eventos na região durante a passagem pelo Litoral Norte, em abril de 2015.
A SCA deve ocupar 120 leitos em Itajaí, divididos entre os times no mar e o de apoio em terra e os parceiros comerciais. Itajaí foi o quarto local visitado, depois da cidade chinesa Sanya, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e da neozelandesa Auckland. Os detalhes da hospedagem serão acertados em novas viagens a Santa Catarina nos próximos meses, mas as impressões até agora já têm agradado às representantes da equipe.
– Com certeza Itajaí está aprovada para receber mais uma etapa da Volvo. Na edição passada a cidade já foi uma surpresa para todos e agora esperamos uma parada ainda melhor – destaca Victoria.
Continua depois da publicidade
Para Maria, há ainda um outro fator determinante para a empatia logo de cara com a cidade.
– Aqui existe uma coisa fundamental, nem precisava ter mais nada: pão de queijo – brinca.
No mar
A esquadra à frente do veleiro está quase pronta. Mais de 250 velejadoras participaram da primeira fase da seleção e quase 50 passaram para a fase dos treinamentos. Agora, das 11 meninas que vão compor a tripulação, nove já foram definidas e as duas restantes devem ser divulgadas em no máximo 15 dias. A composição do time é internacional, reunindo garotas holandesas, australianas, suíças e americanas, além do treinador brasileiro Joca Signorini.
A ideia de ter uma equipe totalmente feminina surgiu porque a empresa SCA, que trabalha com produtos de higiene, tem as mulheres como 80% de seus clientes. Além disso, a sustentabilidade também tem forte ligação com a marca sueca e a partir daí decidiram aliar as duas referências na competição esportiva.
Continua depois da publicidade
– Mulheres, natureza e sustentabilidade fazem todo o sentido para a SCA – comenta Maria.
A expectativa das meninas é de competir de igual para igual com os adversários. Para isso contam com o novo modelo de barcos para a Volvo 2014/2015, que pretende equilibrar as forças entre os participantes. Também por questões de equilíbrio, o veleiro feminino terá três tripulantes a mais do que os masculinos como forma do peso médio ser semelhante em todas as embarcações.
A regata
A Volvo Ocean Race, que passará por Itajaí em abril de 2015, terá nove meses de duração, 10 cidades-sede e quase 40 mil milhas náuticas de distância. O percurso promete testar a habilidade dos velejadores e levá-los ao limite.
A 12ª edição da Regata Volta ao Mundo começa no dia 4 de outubro de 2014, quando os barcos disputam a primeira In-port Race (regata do porto) em Alicante, na Espanha. A aventura terminará no dia 27 de junho de 2015 em Gotemburgo, na Suécia, também com uma prova no local.
Continua depois da publicidade
As paradas
l Alicante (Espanha)
l Cidade do Cabo (África do Sul)
l Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
l Sanya (China)
l Auckland (Nova Zelândia)
l Itajaí (Brasil)
l Newport (Estados Unidos)
l Lisboa (Portugal)
l Lorient (França)
l Gotemburgo (Suécia)