O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 77 anos, nasceu Garanhuns, no interior de Pernambuco, mas se mudou para o litoral de São Paulo ainda criança. Os pais eram lavradores, e Lula é o sétimo de oito filhos. Lula começou a trabalhar em indústria aos 14 anos. Obteve certificação de metalúrgico e atuou em fábricas por décadas, passando por grandes empresas do ABC Paulista, região que concentrava o setor industrial brasileiro na década de 1960.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Engajou-se no movimento sindical dos metalúrgicos e, em 1975, foi eleito presidente do sindicato com 92% dos votos. A partir da condução de greves e ações inéditas para reivindicar diretos dos trabalhadores, Lula tornou-se uma figura popular e conhecida pelo Brasil. Ainda no período de ditadura militar, o metalúrgico e outros dirigentes sindicais foram presos por 31 dias após uma greve que sofreu intervenção do governo federal.

Em 1980, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT) junto de outros sindicalistas, intelectuais, representantes de movimentos sociais e políticos. A criação da sigla visava representar os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. 

Lula leva Tebet, Alckmin e Janones ao debate da Globo; Bolsonaro, Moro

Continua depois da publicidade

Lula foi eleito presidente da República pela primeira vez em 2002 com quase 53 milhões de votos no segundo turno, quando concorreu ao cargo pela quarta vez.

O foco do governo era garantir a extinção da fome, a partir do programa Fome Zero, e o avanço de políticas sociais, como o Bolsa Família. A valorização do salário mínimo e redução das desigualdades também foram marcas do período. Cerca de 7 milhões de brasileiros e brasileiras ascenderam à classe média em quatro anos.

Reeleito com mais de 58 milhões de votos em 2006, Lula buscou o crescimento econômico brasileiro em seu segundo mandato. Durante o período, o Brasil chegou a sétima maior economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Lula e Bolsonaro gastam R$ 46 milhões nas redes e miram evangélicos, flamenguistas e corintianos

As ações do governo visavam o aumento do número de empregos formais, a redução da taxa de juros e o desenvolvimento da indústria. A marca na educação foi o fortalecimento do Programa Universidade para Todos (Prouni), além da inauguração e repasse de verbas para instituições federais de ensino superior pelo país. Na agricultura, buscou garantir a ampliação do crédito rural e a implementação de políticas favoráveis às produções familiares.

Continua depois da publicidade

O primeiro mandato contou com turbulências políticas por conta do escândalo do Mensalão e casos de corrupção envolvendo membros do governo. Lula não foi denunciado, pois o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, considerou que não havia evidências contra ele.

Disputa entre Lula e Bolsonaro tem “batalha” de bandeiras em Florianópolis

Durante as apurações de corrupção na Petrobras, já no governo de Dilma Roussef (PT), Lula foi investigado pela Lava-Jato nos casos do triplex e do sítio de Atibaia. Ele foi preso em 2018 e solto após 580 dias. A sentença contra o político foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que avaliou que o juiz Sergio Moro foi parcial na condenação. Com isso, o ex-presidente recuperou seus direitos políticos.

Em 2022, Lula concorre à Presidência pela sexta vez ao lado de Geraldo Alckmin (PSB), vice da chapa. Atualmente, o ex-presidente é casado com a socióloga Janja da Silva.

Veja o vídeo sobre o segundo turno das Eleições 2022:

Leia também

Em carta, Lula promete “política fiscal responsável”; veja detalhes

Continua depois da publicidade

Aniversário de Lula às vésperas da eleição gera dúvidas na internet; entenda

Ex-ministros do STF assinam manifesto em favor de Lula e Alckmin