As rápidas transformações tecnológicas e a mudança no comportamento dos consumidores são importantes para entender as tendências mercadológicas. Tudo isso impacta na forma de vender e os consumidores que gostam de novidades já podem perceber. Eles estão mais exigentes e conectados e buscam uma experiência personalizada e digitalizada, desde o primeiro contato até o momento da compra.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Caio Nascimbeni, CEO da Syonet, empresa que oferece soluções tecnológicas para concessionárias, acompanha as transformações tecnológicas e comportamentais.
— Elas irão redefinir a forma como os consumidores compram automóveis nos próximos anos — explica.
Diante desse cenário, o executivo aponta cinco tendências sobre o futuro das vendas de automóveis que estarão em alta em 2025 e nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
Customização
A compra de automóveis estará cada vez mais centrada na personalização. Os consumidores irão buscar experiências adaptadas aos seus perfis e tecnologias como inteligência artificial serão fundamentais para oferecer recomendações precisas de modelos que atendam aos gostos e necessidades de cada cliente.
Agilidade
Ninguém quer perder tempo, por isso o prazo de compra de um veículo caiu 33% de 2019 para 2024 (até nove dias), onde a diferenciação e a rapidez no atendimento podem ser decisivos para a escolha da concessionária.
Menos burocracia
As transações online ganham cada vez mais força. O processo de compra de veículos tende a se tornar mais ágil e seguro, permitindo que os consumidores realizem todas as etapas, desde a pesquisa até a finalização da compra sem sair de casa. A conveniência será um dos pilares dessa nova jornada de compra.
Pesquisa online
Nos últimos 10 anos, houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com mais de 90% dos brasileiros pesquisando online antes de visitar uma concessionária, de acordo com a Fenabrave. Essa tendência continuará crescendo e favorecerá quem investir em informações mais claras e acessíveis.
Continua depois da publicidade
Sustentabilidade
Os consumidores estão mais atentos ao impacto ambiental dos veículos e buscarão opções que alinhem suas escolhas com valores sustentáveis. Empresas que investirem em veículos elétricos, híbridos e práticas sustentáveis terão uma vantagem competitiva significativa.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
Leia mais
Jogo dos sete erros: adivinhe quantos recalls teve a Cybertruck em 2024?
BYD suspende contrato com empresa que explorava trabalhadores chineses na Bahia