Não só de videoclipes vive a MTV Brasil. Alguns programas moldaram o perfil da emissora e sua forma de relacionamento com os jovens dos anos 1990 e 2000.

Continua depois da publicidade

Enquanto Garganta e Torcicolo, Hermes & Renato e Os Piores Clipes do Mundo faziam os adolescentes rir, Fica Comigo e Barraco MTV discutiam o comportamento dos telespectadores de forma franca.

Veja os 10 programas mais marcantes da MTV Brasil desde sua estreia.

Relembre também 10 momentos históricos do VMB, premiação musical da emissora

1. Lado B

Continua depois da publicidade

Antes da internet, entre 1991 e 2000, o “reverendo” Fábio Massari apresentava clipes de bandas alternativas que surgiam no mundo. Consolidou-se como um dos principais meios de descoberta de novas tendências. Teve também como apresentador o VJ Kid Vinil.

2. Gás Total

Programa marcante do VJ Gastão Moreira entre 1991 e 1998, focava em videoclipes de rock alternativo, metal e hard rock. Durou sete anos na programação da emissora.

3. Disk MTV

No ar desde a estreia da emissora, já teve entre suas apresentadoras Astrid Fontenelle, Cuca Lazarotto, Sabrina Parlatore, Sarah e Luísa Micheletti. Mostrava os clipes mais votados da programação. Foi extinto em 2006.

De Legião Urbana a Art Popular, relembre 10 edições memoráveis do Acústico MTV

4. Barraco MTV

Sob a batuta de Astrid Fontenelle – e, depois, de Soninha -, o programa se propunha a debater temas polêmicos que interessavam ao público. Durou de 1996 a 2000.

Continua depois da publicidade

5. Rockgol

Um dos programas que transitaram por todas as fases da emissora, o campeonato de futebol entre bandas teve seu auge sob a apresentação de Paulo Bonfá e Marco Bianchi.

6. Garganta e Torcicolo

Programa que mostrou pela primeira vez o vocalista do Ratos de Porão como apresentador de TV, em 1997. João Gordo atendia telespectadores que participavam de jogos por telefone.

7. Yo!

Nas madrugadas, a programação da MTV era composta por programas temáticos. Apresentado pelo rapper Thaíde, o Yo! mostrou entre 1990 e 2006 lançamentos e clipes clássicos do hip hop.

8. Os Piores Clipes do Mundo

Mostrava videoclipes toscos, que recebiam os comentários hilários de um jovem Marcos Mion. Piada recorrente no programa, Supla voltou – ainda que de maneira torta – a fazer sucesso nacional. Durou de 1999 a 2002, quando já era apresentado por João Gordo e Ferrugem.

Continua depois da publicidade

9. Hermes & Renato

Humorístico sem noção criado por um grupo de jovens cariocas em 1999, marcou época na emissora e atualmente tenta retomar o sucesso da década passada, com personagens como Joselito e Boça.

10. Fica Comigo

Apresentado por Fernanda Lima entre 2000 e 2003, o programa era uma espécie de Em Nome do Amor adolescente. Ganhou força quando promoveu o primeiro beijo gay em rede nacional, em 2001.