Uma quadrilha com sede em Balneário Camboriú é alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (27). Segundo as investigações, o grupo causou prejuízos na casa dos R$ 100 milhões com venda de criptomoedas. O projeto era tão audacioso que chegou a ser lançado em evento em Dubai. Há vítimas no Brasil e no exterior, de acordo com a PF
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp
Nesta operação, batizada de Fast, o objetivo é cumprir dois mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Curitiba e Londrina. Também estão sendo executadas medidas de sequestros e bloqueios de bens de cinco pessoas e três empresas. Os integrantes do grupo responderão por crimes contra o sistema financeiro nacional, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 28 anos de prisão.
VÍDEO: Motorista bêbado de Uno faz strike de motos na frente do Beto Carrero
Continua depois da publicidade
Como atuava a quadrilha
A Polícia Federal afirma que a organização criminosa desenvolveu diversos projetos interligados pelos quais os investidores compravam uma criptomoeda criada pelo grupo. Essa aquisição estava vinculada a supostas parcerias com empresas, que prometia altos lucros por meio de corretoras de criptomoedas.
Posteriormente, a quadrilha também passou a atuar na comercialização de franquias de mobilidade urbana, o que continua sendo divulgado pelos integrantes. Foram identificadas aproximadamente 22 mil vítimas no Brasil e no exterior e perdas no valor aproximado de R$ 100 milhões de reais.
A investigação começou após análise de denúncias recebidas pelo canal oficial da Polícia Federal em Itajaí para tratamento de informações sobre pirâmides financeiras. A PF reforça que as denúncias encaminhadas por esse canal (denunciapiramides.iji@pf.gov.br) são tratadas com total sigilo.
Leia mais
“Golpista do amor” deixa mulher no prejuízo após união relâmpago em Balneário Camboriú
Quais os ingredientes e preços da pizza de ouro que virou atração em Balneário Camboriú