O último ano foi de muitas novidades para o jovem volante Gustavo Bonatto Barreto, do Criciúma. Vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 em 2013, em 2014 ele foi promovido para treinar com o time principal do Tigre. Do aprendizado e visível evolução, veio a oportunidade. Ainda com 18 anos, foi relacionado por Gilmar dal Pozzo para a partida contra o Corinthians pela 19ª rodada do Brasileirão, em setembro. Não saiu do banco de reservas, mas viu o sonho da elite do futebol brasileiro se aproximar.
Continua depois da publicidade
Seleção goleia time canadense antes de estreia no Pan
Brasil bate México e vence terceira no polo aquático masculino
Organização do Pan comete gafe e troca hino em cerimônia
Continua depois da publicidade
A estreia definitiva na Série A – no futebol adulto havia sido aos 15 anos, em um jogo pelo time de sua cidade natal, Nova Prata (RS) – aconteceu em 23 de novembro, quando o Criciúma, certo do rebaixamento, fez uma limpa no plantel e comissão técnica, para apostar na base e no treinador Luizinho Vieira, vindo do Sub-20.
– Barreto teve muita personalidade para assumir essa transição e se portar como um verdadeiro atleta profissional. Ele é um jogador muito intenso, um volante de muita técnica e qualidade para fazer a transição ofensiva – avalia Luizinho.
Leia todas as notícias sobre Esportes
Saiba tudo sobre o Criciúma
Titular absoluto no Catarinense 2015, foi perdendo espaço com a chegada do técnico Moacir Júnior e mais recentemente de Petkovic. A última vez que começou um jogo foi em maio, na segunda rodada da Série B. Mas bem no momento de dúvida, chegou a boa surpresa: a convocação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto.
Continua depois da publicidade
– A expectativa é fazer um bom campeonato com a Seleção, aproveitar bem a oportunidade e quem sabe trazer uma medalha para casa – disse o jogador antes de se apresentar ao time brasileiro Sub-22, no fim do mês passado.