Com boina, regata e bermuda, bem ao estilo “Bruxo”. Foi assim que o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho chegou a Brusque, no Vale do Itajaí, na noite desta quinta-feira para o Jogo das Estrelas SC. A partida que reúne amigos do craque que brilhou com a camisa do Barcelona e Seleção Brasileira contra os amigos de Zé Roberto, lateral e meia que conquistou títulos nos clubes por onde passou, além de triunfos com a camisa verde-amarela.

Continua depois da publicidade

Ronaldinho Gaúcho encerrou a carreira no Fluminense em 2015, de forma silenciosa, sem uma grande festa ou homenagem para o craque que venceu o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa em 2004 e 2005, época em que viveu o grande auge de sua carreira. Neste período, o craque desfilava em campo com belos dribles e jogadas, que conquistaram aplausos até da torcida adversária em pleno Estádio Santiago Bernabéu.

Ronaldinho é o único jogador na história que conquistou os títulos da Liga dos Campeões, Libertadores, Copa do Mundo e, além disso, foi sido eleito o melhor jogador do mundo. Após o término da carreira, o jogador formado pelo Grêmio ganhou novamente o mundo. Mas desta vez não somente pela genialidade mostrada em campo, mas pelo estilo “rei do rolê”.

São inúmeros os momentos que destacam este modo Ronaldinho de ser, que vão de apresentação musical no encerramento da Copa do Mundo na Rússia neste ano ou em jogos, como o de futsal na noite desta quinta-feira, em Brusque.

Na entrevista coletiva antes da partida, no centro administrativo da empresa Havan, o craque revelou que acha legal tudo isso, que após o fim da carreira conseguiu conhecer o mundo de outro jeito e está desfrutando isso.

Continua depois da publicidade

– Quando jogava bola eu só conhecia o aeroporto, hotel e o estádio. Hoje posso conhecer os lugares e dar meu rolê diferente, como turista, e tenho sorte de estar sendo convidado quase o tempo todo para eventos maravilhosos – afirmou.

Perguntado se esta vida de viajar pelo mundo em jogos de exibição era o que ele sempre quis. O pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002 diz que na verdade gostaria de ter se mantido em alto nível no futebol profissional, mas a idade não permitiu.

– Hoje estou muito feliz em fazer eventos e jogos como este beneficente aqui em Brusque – disse.

A carreira de jogador profissional de Ronaldinho Gaúcho durou 17 anos, de muitas conquistas e lances que ficaram marcados para os amantes do esporte. O período de atividade do "Bruxo" é pequeno se for comparado ao amigo e também estrela da noite, o longevo Zé Roberto, também presente em Brusque para o Jogo das Estrelas SC.

O craque que pendurou as chuteiras no ano passado com o Palmeiras, completou 24 anos de atleta profissional aos 43 anos de idade, uma nova rotina de transição e descoberta.

Continua depois da publicidade

– Recebi o convite no clube para ser assessor técnico e de transição da base, o ano foi de muitos desafios e está terminando muito feliz, pois tivemos títulos na base e no profissional e espero dar continuidade nisso.

Sobre dar um tempo para o futebol, o “Vovô Garoto” acha difícil se distanciar, ainda mais depois do legado que criou no esporte.

– Hoje vivemos numa sociedade que estamos carentes de referência. A carreira que eu fiz no futebol está servindo como referência e agregando para essa nova geração de atletas – completou.