A 23ª Feira Estadual do Mel de Santa Catarina inicia nesta quarta-feira (8) e vai até o sábado (11), no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. Serão mais de 200 produtores de todas as regiões do Estado com méis e derivados em 26 estandes.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A feira funcionará das 08h às 19h, com exceção de sábado, que encerra às 12h. Nove dos 26 estandes serão ocupados por produtores que têm Unidades de Envase e Beneficiamento, ou seja, que fazem o tratamento dos produtos sem que a natureza dele seja alterada. Serão mais de 30 marcas expostas no Largo da Alfândega durante os quatro dias.

A expectativa é que sejam comercializados entre 45 e 55 mil quilos de mel e outros produtos das abelhas, baseado nas edições anteriores.

Santa Catarina é o sétimo produtor nacional de mel, segundo dados preliminares do IBGE. O Estado tem 16,8 mil meliponicultores e apicultores e é líder em produtividade no Brasil, com uma média de 68 kg/km², em contrapartida aos 4,8 kg/km² do país.

Continua depois da publicidade

A Feira Estadual do Mel é realizada por instituições como Epagri, Cidasc, Senar e Sebrae. Associações municipais e regionais dos produtores e a Faasc (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina) também são responsáveis pela organização do evento. A Faasc congrega em seu quadro 58 associações filiadas, reunindo mais de dois mil apicultores e meliponicultores.

Confira os produtos oferecidos:

  1. Mel de várias floradas;
  2. Própolis;
  3. Mel composto;
  4. Geleia real;
  5. Cosméticos com produtos das abelhas;
  6. Cera de abelha;
  7. Balas de mel;
  8. Biscoitos;
  9. Pão de mel;
  10. Bolo de mel;
  11. Chás;
  12. Hidroméis;
  13. Cachaça;
  14. Vodka;
  15. Favos de mel;
  16. Pólen.

Confira fotos da 23ª Feira Estadual do Mel

Leia mais

Humoristas promovem show em Blumenau para ajudar o Rio Grande do Sul

Casos de Febre do Oropouche, a doença do maruim, são confirmados em três cidades de SC

Saiba como vai funcionar o Conecte, novo aplicativo da Celesc