Não é por acaso que Figueirense e Brusque vão se enfrentar às 19h desta quinta-feira. Afinal, o confronto único da Recopa Catarinense coloca frente a frente os campeões do Catarinense e da Copa Santa Catarina do ano passado. Mas foi ao acaso que surgiu o troféu que será disputado no gramado do Orlando Scarpelli. A Recopa nasceu como amistoso e esta será a primeira vez em que vale como um título oficial. É a primeira edição do torneio com a chancela da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Continua depois da publicidade
A entidade que rege a modalidade em Santa Catarina instituiu a competição de apenas uma partida em setembro do ano passado depois um jogo preparatório entre outros dois times do Estado. No começo da última temporada, Chapecoense e Tubarão fizeram um amistoso antes do início do Catarinense anterior – vitória do Verdão por 3 a 2, na Arena Condá. Como na ocasião, no mês de janeiro, a partida tinha os campeões dos dois últimos torneios estaduais, surgiu o nome e foi plantada a semente.
– A Chapecoense queria fazer um amistoso em preparação ao Catarinense 2018 e aceitarmos. Como era entre os campeões do Estadual e da Copa SC do ano anterior, veio a ideia de fazer a Recopa e gerar atração ao jogo. O Claudio Gomes (então diretor da SC Clubes) vendeu os direitos para o SporTV que serviu para pagar as nossas passagens. Mostramos que é um bom produto. O futebol de Santa Catarina precisa de novos produtos e também ideias – relembra o presidente do Tubarão, Luiz Henrique Ribeiro.
Quando da instituição, a Recopa Catarinense previa que a partida fosse disputada em janeiro, para que fosse o primeiro jogo oficial do calendário de competições da Federação Catarinense de Futebol. No entanto, por conta da Copa América no Brasil e o consequente aperto de datas do Estadual, a disputa ainda na primeira quinzena de janeiro era inviável. Portanto, o duelo foi encaixado durante o período da torneio entre seleções.
– Com a diminuição de datas para os estaduais e nosso desejo de fazer o Catarinense com semifinais e final, a Recopa ficou sem espaço. Era para ter sido o primeiro jogo do ano, pelo dia 5 de janeiro. No entanto, houve clube que se apresentou no dia 2. Como tinha um espaço pela Copa América, resolvemos fazer no meio do ano. Para o Figueirense é um bom preparativo para a volta da Série B, e pelo fato do Brusque disputar o acesso à Série C, intervimos com o adiamento do jogo contra o Boavista para a segunda-feira. Mas no próximo ano vamos fazer janeiro, para abrir o calendário de competições – explica o presidente da FCF, Rubens Angelotti.
Continua depois da publicidade
A Recopa seguinte já tem local e um time definido. Será na Ressacada, com o mando de campo do Avaí, campeão estadual deste ano. Já a Copa SC inicia em setembro, reúne 10 equipes e terá o vencedor definido em 24 de novembro.
Na edição deste ano, no Orlando Scarpelli, o ingresso é de R$ 5 mediante a doação de um agasalho. Os donativos serão encaminhados para a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte).