O volume de chuva deste domingo (16) em Blumenau gerou alagamentos pontuais na cidade, além de quedas de muro e deslizamentos. Conforme o boletim da prefeitura, ao menos 11 ocorrências foram atendidas pela equipe da Defesa Civil. 

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, nenhum dos chamados tratava de caso grave. 

Clique aqui e receba notícias do Santa pelo WhatsApp

Na Rua Antônio dos Santos, no bairro da Glória, o muro nos fundos de uma casa cedeu e atingiu as paredes da cozinha e da lavação da residência. A Defesa Civil orientou a família a deixar o imóvel por segurança e doou lonas para cobrir a área afetada. 

Houve ainda um alagamento na Rua Ângelo José Hermes, no bairro Fortaleza. A prefeitura explicou que a chuva intensa em um curto intervalo de tempo elevou rapidamente o nível do Ribeirão Fortaleza. Como a drenagem não deu conta do escoamento, a água inundou parte da estrada, mas não chegou a atingir os imóveis. 

Continua depois da publicidade

Na Rua Erechim, no Garcia, a Defesa Civil constatou um deslizamento de terra em frente a uma casa e a estrada precisou ser parcialmente interdiatada. A residência não chegou a ser atingida pelo barro, mas os moradores receberam lona para cobrir a área deslizada. 

A Defesa Civil de Blumenau disse em nota que monitora a situação das chuvas e que, neste momento, o nível do Rio Itajaí-Açu não é a principal preocupação. A medição das 9h indicava em 4,6 metros. O alerta está nos possíveis deslizamentos.

— Seguimos monitorando a previsão nesta semana. Em função da abertura da comporta de Ituporanga o escoamento das águas do Alto Vale manterá o nível do rio mais elevado, mas sem grandes intercorrências. A Defesa Civil segue monitorando uma vez que, com a saturação do solo, sobretudo em áreas de encostas, as possibilidades de deslizamentos ou alagamentos de forma pontual aumentam — afirma o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

Leia também

Trecho da SC-350 é alagado em Taió após barragem verter

Chuva deixa SC em alto risco para deslizamentos, diz Defesa Civil