No balanço apresentado pelo Colegiado Estadual sobre a temporada de verão, o destaque ficou para a quantidade de turistas em Santa Catarina. O número chegou aos 8 milhões esperados. A maior parte foi de catarinenses que deslocam dentro do estado (38,75%), depois os gaúchos (18,5%) e os argentinos (14%). Os dados positivos foram comemorados pelo governador Raimundo Colombo, durante o evento realizado no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, nesta segunda-feira (22).

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário de Turismo, Filpe Mello, houve uma distribuição maior dos visitantes pelas regiões do estado, ainda que a maioria procura os destinos litorâneos no verão. Agora na Páscoa, a expectativa é de 1,5 milhão de turistas, com um perfil diferenciado da alta temporada.

Porém, nem tudo foi para se comemorar no verão em Santa Catarina. Não houve casos graves de violência na Virada do Ano e no Carnaval, porém o número de homicídios aumentou 20,7%, em relação à temporada anterior. Os dados foram inflacionados pelos números de Joinville. O secretário de Segurança Pública, César Grubba, cita que haverá nomeação em junho deste ano de 658 novos PMs e 420 novos agentes da Polícia Civil.

Sobre a poluição no Rio do Brás, no Norte da Ilha, o presidente da Casan Valter Gallina citou como alternativa a proposta de criação de um comitê gestor, com participação da Prefeitura de Florianópolis.

Ainda sobre o balanço da temporada, o Norte da Ilha registrou aumento de 27% no consumo de água, em relação ao verão anterior, segundo a Casan. Na mesma região, a Celesc indicou acréscimo de cerca de 10% no consumo de energia elétrica – neste caso, contando apenas o Réveillon.

Continua depois da publicidade