Mais de 60% das escolas da rede municipal em Florianópolis não tem habite-se. De 115 unidades, apenas 40 tem a documentação que permite a ocupação de imóveis. Uma das irregularidades é o caso da Escola Básica Municipal Batista Pereira, que fica no Ribeirão da Ilha e atende cerca de 900 estudantes do 1º ao 9º ano. Ali, todos os extintores de incêndio estão vencidos.
Continua depois da publicidade
“Recebemos 102 escolas em situação crítica. De 115 escolas, apenas seis tinham habite-se em janeiro de 2017. Só no ano passado atendemos 4 mil ordens de serviço”, afirmou o secretário-adjunto de educação de Florianópolis, Luciano Formighieri.
Atendendo à denúncias de pais de alunos sobre a estrutura da Escola Batista Pereira, a reportagem da CBN Diário foi até o local e registrou o abandono. Além dos extintores vencidos, são bebedouros e banheiros interditados, forro e azulejos caindo, telhado danificado. De acordo com a mãe Flávia Mariceli Schuster da Silva, os pais tomaram a decisão de buscar a secretaria para tentar resolver os problemas. Até agora, nada foi feito. “Escola está abandonada há muito tempo”, disse.
Formighieri também falou que obras emergenciais vão começar na unidade nesta quarta-feira (27), e que uma reforma completa só acontecerá depois que a escola da Tapera ficar pronta – a previsão é para 2020.
Continua depois da publicidade