Novidades tecnológicas, como aplicativos para smartphones e tablets, conexão grátis com a internet ou um sistema eletrônico de sinalização de vagas disponíveis no estacionamento, chegaram aos shoppings centers do Estado. Mas nem todo mundo sabe que elas existem ou dominam seu uso. E nem sempre os recursos anunciados funcionam como prometem. Foi o que constatou o Teste DC realizado na primeira semana deste mês.
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Desde outubro, o Floripa Shopping oferece a possibilidade de pagamento do tíquete de estacionamento pelo smartphone. Basta que o cliente baixe o aplicativo Estapar, disponível para os sistemas Android ou iOS, da Apple, e tenha acesso à internet. A novidade elimina a necessidade de ir até o guichê e ainda permite que o consumidor controle o tempo de permanência no estacionamento.
– O Floripa Shopping acredita que, ao utilizar novas tecnologias, contribui para aumentar a satisfação dos clientes, que ganham em comodidade e agilidade realizando suas compras – destaca Antônio Britto, superintendente do empreendimento.
Os pagamentos podem ser efetuados com cartões Visa, MasterCard e Diners e a mecânica é simples: basta capturar o código de barras do tíquete com a câmera do celular ou digitar o código correspondente.
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O Continente Park Shopping, inaugurado neste ano, trouxe uma série de inovações. O aplicativo Continente Park, que pode ser baixado apenas para dispositivos da Apple, permite conferir a programação das salas de exibição do Cinépolis, os trailers das estreias e a lista de lojas presentes no empreendimento, com links para as principais redes sociais, como Facebook, Twitter, You Tube e Foursquare. A consulta à previsão do tempo na cidade é outra opção oferecida.
O aplicativo também ajuda a localizar o carro no estacionamento, desde que o cliente registre o QR Code (código especial lido por aplicativos) impresso no pilar mais próximo do veículo, usando a câmera. Na hora de sair, é só clicar novamente em Estacionamento para descobrir em que setor ele está. O Continente também promete conexão com a internet livre e aberta.
O empreendimento da Grande Florianópolis também tem sensores suspensos sobre as vagas do estacionamento com quatro cores indicativas: verde (livre), vermelho (ocupada), amarelo (vaga para idoso) e azul (vaga para portadores de necessidades especiais e gestantes). Placas eletrônicas digitais possibilitam que os locais disponíveis sejam avistados de longe. Ao ser preenchida a vaga, as luzes mudam automaticamente para a cor vermelha.
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O Beiramar Shopping desenvolveu um aplicativo para iPhone e iPad que permite localizar as lojas e comprar entradas para os filmes em cartaz nas salas de cinema. O empreendimento também oferece internet grátis. No Shopping Iguatemi, a novidade fica por conta de terminais espalhados pelos corredores que permitem o pagamento do estacionamento com cartão de débito, já que os caixas aceitam apenas dinheiro.
TESTE DC
Continente Park
– O aplicativo é interessante e funciona, porém fora do shopping. Isso porque a internet grátis oferecida dentro do empreendimento ainda é precária. E apesar de a publicidade garantir que há Wi-Fi também na garagem, um equipamento iPad nem sequer detectou a conexão no estacionamento. O que funciona, e bem, é o localizador da vaga, porque não requer acesso à rede. Basta que o cliente já tenha baixado o aplicativo em algum lugar onde a internet realmente funciona e tenha um smartphone com câmera para ler o código QR Code.
– Dentro do shopping a conexão é detectada, mas para se conectar pela primeira vez foi necessário fazer um longo cadastro, o que levou cerca de 15 minutos. Ainda assim, mesmo depois de conectado, o sinal é fraco e, consequentemente, a navegação é lenta. O recurso de localizar as lojas através do mapa do aplicativo, por exemplo, não abriu em nenhum momento, sendo que o DC permaneceu 40 minutos no shopping.
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– O sistema de luzes indicativas no estacionamento é inovador e bastante eficiente. Evita que o motorista entre em vias onde não há possibilidade de encontrar vagas disponíveis e também direciona para onde há.
O que diz o gerente de Marketing, Julio Cesar Geesdorf:
Sobre o Wi-Fi: – Realmente, o link do Wi-Fi se mostrou insuficiente para atender a demanda do período de inauguração e das festas de fim de ano. Nós vamos dobrar o limite nos próximos dias, que permanecerá o dobro em 2013. Em alguns lugares do estacionamento não aparece a opção da conexão. Mas com link com capacidade dobrada este problema também será corrigido.
Sobre o cadastro: – O cadastro para utilizar o Wi-Fi é necessário porque evita riscos. É necessário ter o IP, o nome e o CPF da pessoa para que ela possa ser rastreada caso utilize a internet para casos como pedofilia, por exemplo. Mas realmente o cadastro é muito extenso. Vamos reduzi-lo para que seja necessário apenas incluir os dados mais essenciais, como IP, nome e CPF. A demora para preenchê-lo também se dá em função da conexão Wi-Fi ser lenta, o que será resolvido nos próximos dias.
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Beiramar Shopping
A internet do Beiramar Shopping funciona e é rápida. Além disso, não exige cadastro inicial. O aplicativo de mapas é bastante eficiente e o do cinema também. Mas foi muito difícil encontrar alguém utilizando o aplicativo. A divulgação do serviço junto aos clientes poderia ser reforçada.
O que diz o gerente-executivo do Beiramar Shopping, Walther Biselli: – O aplicativo do Beiramar Shopping teve 2 mil downloads, mas, por enquanto, é só para iPhone. No início de 2013 vamos investir para disponibilizar o aplicativo para dispositivos Android, que é mais utilizado. Existem alguns sistemas de monitoramento, mas nós não computamos porque não são medidas confiáveis. Mas estamos nos modernizando para reduzir o período de captação de informações, que antes eram quinzenais, para a cada dois ou três dias, para termos dados mais precisos sobre a utilização do aplicativo e outros recursos.
Floripa Shopping
O aplicativo Estapar é bastante eficiente. Mas exige que o cliente tenha um smartphone com conexão à internet. Não só permite o pagamento com cartão de crédito, como informa o tempo de permanência do veículo estacionado.
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Iguatemi
Os totens para pagamento de estacionamento com cartão de débito realmente estão espalhados pelo estabelecimento, na maioria da vezes ao lado do caixa normal. O recurso é utilizado quando há muita fila, principalmente nas saídas das sessões de cinema.
Novidade também no supermercado
Desenvolvido por profissionais catarinenses de marketing, publicidade e tecnologia, o Promocart, um assistente de compras que pode ser acoplado em carrinhos de compras, desembarcou no Supermercado Imperatriz Gourmet do Shopping Beiramar.
Com o dispositivo, os consumidores recebem indicativos de ofertas durante seu percurso pelas gôndolas, ao mesmo tempo em que podem consultar os preços com um leitor de código de barras, também incluído no equipamento, para todos os itens da loja.
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O monitoramento é feito através de um mix de tecnologias desenvolvidas e adaptadas para serem usadas para esta função no varejo, principalmente de supermercados. A tecnologia permite que os servidores localizem cada assistente de compras Promocart e o acompanhem durante todo o seu percurso de compras. Para evitar dispersão em um ambiente cheio de estímulos visuais e sonoros, um sinal de áudio, discreto, chama a atenção do consumidor quando ele está próximo ou em frente a um produto cadastrado. Este sinal é sincronizado com a mensagem que aparece na tela, que pode ser institucional da marca ou conter o preço do produto.
– Na tela, há uma área para dados variáveis. Portanto, é possível mostrar o preço que está no sistema do supermercado atualizado, evitando assim o risco de erro de preço ou de veicular uma oferta fora da validade da promoção – explica Marcus Rocha, um dos desenvolvedores do projeto e sócio da Promocart Brasil.