A menos de nove meses das eleições presidenciais de 2022, a definição dos nomes na disputa está cada vez mais adiantada nos partidos. Um dos personagens mais recentes a aparecer na disputa foi o do ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Sergio Moro. Em novembro, ele entrou na vida partidária ao se filiar ao Podemos e se apresentou como possível concorrente em 2022.

Continua depois da publicidade

Lula, Bolsonaro e ‘outras vias’: veja os pré-candidatos à presidência nas eleições 2022

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Nesta terça-feira (11), Moro será o convidado da rodada de entrevistas de veículos da NSC com pré-candidatos à Presidência da República. A entrevista será transmitida ao vivo, às 10h desta terça, pelo Youtube do NSC Total e da CBN Diário, e pelo Facebook do Diário Catarinense. É possível também ouvir pela rádio na Grande Florianópolis, no 740 AM ou no 91.3 FM. A entrevista será feita pela colunista do NSC Total, Dagmara Spautz, e pelos apresentadores da CBN Diário e da NSC TV, Eveline Poncio e Renato Igor.

Assista à entrevista

Trajetória de Sergio Moro

Moro se tornou conhecido no cenário nacional por ser o juiz federal responsável pelas condenações da Operação Lava-Jato. À frente dos processos sobre corrupção na Petrobras na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, o então juiz foi responsável pela sentença que condenou o ex-presidente Lula à prisão, onde ficou por um ano e sete meses.

Continua depois da publicidade

Em 2019, Moro aceitou convite de Bolsonaro e abandonou a magistratura para se tornar ministro da Justiça e Segurança Pública. Deixou o governo em abril de 2020, após pouco mais de um ano no cargo, alegando uma tentativa de interferência de Bolsonaro sobre a Polícia Federal. Depois desse período, atuou na iniciativa privada em uma empresa de consultoria norte-americana. Há três meses, retornou ao Brasil e intensificou as conversas para tentar liderar uma candidatura de terceira via à presidência, em oposição a Lula e Bolsonaro.

Faltam nove meses para o primeiro turno das eleições presidenciais. Habitualmente, os candidatos são definidos no começo do ano eleitoral. Abril de 2022 é a data limite para a filiação partidária e agosto é o prazo para a seleção dos candidatos e início da campanha eleitoral.

A série de entrevistas da NSC já entrevistou também outros pré-candidatos como o ex-presidente Lula (PT), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM). A NSC também tenta ouvir o atual presidente e provável candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Leia também

Seis fatores que podem influenciar as eleições para presidente em 2022

Eleições 2022: quem são os pré-candidatos ao governo de SC a um ano da disputa

Veja previsões da astrologia para Lula, Bolsonaro, Moro, Ciro e Doria na política em 2022

Moro deve visitar SC em março com foco nas “capitais” regionais e de olho nas Eleições 2022

Continua depois da publicidade